Está a decorrer mais uma «Semana dos Parceiros do Roteiro das Minas e Pontos de Interesse Mineiro e Geológico de Portugal», da qual o Município de Aljustrel faz parte.

Uma semana que se dedica à divulgação científica associada à geologia e minas e ao aproveitamento do potencial de desenvolvimento dos territórios associados às atividades extrativas.

Estão, assim, programadas diversas atividades, destacando-se visitas especiais e únicas aos diferentes locais de interesse geológico ou mineiro; visitas guiadas e acesso a reservas de museus; visitas a galerias, laboratórios pedagógicos e outras atividades experimentais para os mais novos.

Em Aljustrel, no âmbito desta iniciativa, acontece, no dia 29, pelas 10:00 horas, no Museu Municipal de Aljustrel, um workshop de lucernas e restauro em cerâmica. Segue-se, no dia 2 de abril, pelas 09:00 horas, junto ao Jardim 25 de Abril, um percurso pedestre, intitulado de “Aljustrel tem uma mina”.

O Roteiro das Minas e Pontos de Interesse Mineiro e Geológico de Portugal é promovido pela Direção Geral de Energia e Geologia (DGEG), pela EDM - Empresa de Desenvolvimento Mineiro SA e por mais de quatro dezenas de outras entidades.