Num campeonato que primou pelo equilíbrio, o Núcleo de Xadrez da Associação Cultural de Alte beneficiou do melhor critério de desempate para se sagrar campeão distrital de xadrez, batendo por apenas meio ponto a Associação Desportiva e Cultural de Faro. Seguiu-se o Loulé ++ Clube de Xadrez das Torres do al-Gharb que, pela mesma diferença pontual, garantiu a promoção à 3.ª Divisão Nacional.

A época desportiva 2015/2016 não poderia ter sido mais proveitosa para o xadrez louletano. O crescimento que a modalidade tem tido no município, com a implementação do PDX Loulé - Plano para o Desenvolvimento do Xadrez em Loulé, fruto de uma parceria entre a autarquia e os clubes locais, com a realização de vários torneios que integram o Circuito do Concelho e a criação de vários clubes (em que se destaca, por mais recente, o Clube de Xadrez da EB 2/3 Eng. Duarte Pacheco), teve consequências, além do aumento do número de praticantes, no rendimento dos seus atletas.

Depois de Luís Botelho se ter sagrado Campeão Distrital em ritmo semi-rápido e vice-Campeão em ritmo clássico, e Tiago Pinho ter também alcançado o segundo lugar do pódio no Distrital em ritmo rápido, a força dos clubes louletanos emergiu agora no Distrital Coletivo, tendo Alte recebido a coroa de Campeão e Loulé conseguido a subida à 3.ª Divisão Nacional, ficando assim garantida a representação do concelho no Campeonato Nacional por Equipas 2016/2017.

Os xadrezistas que alcançaram estes resultados, que já vão sendo conhecidos pelo nome de guerra «Torres de Loulé», são os seguintes:

Alte - Luís Botelho (2036), Kai Finkler (2000), Tiago Pinho (1891), Vítor Mariano (1743), Lambertus Smeman (1735), Bruno Martins (1479), Amarildo Lima (1467), António Martins (1378), Cláudia Monteiro (1288), Remi Lima, Bruno Almeida, Françoise Lima e Pedro Pereira.

Loulé - Mariela Perera Borrego (2152), Javier Jesus Reyes (2009), Oliver Jurado Pérez (1930), André Simões, Tomás Mendes, Ricardo Dias, Nina Muschketat e Oliver Dias.

A eles prestamos a nossa homenagem e agradecemos o seu esforço e dedicação, esperando que na próxima época, que se inicia no dia 1 de Outubro, consigam renovar os seus sucessos desportivos.

 

Torneio Jovem Faro Ativo 2016

Ricardo Dias termina em segundo. Estreantes Alexandre Ramos, Diogo Quinta e Daniel Starliciuc com bons desempenhos.

 

Disputou-se no passado domingo o Torneio Jovem Faro Ativo, organizado pela Academia de Xadrez do Algarve no Parque de Lazer das Figuras, no âmbito da iniciativa Faro Ativo da autarquia local.

Estiveram em competição 18 xadrezistas com idade inferior a 20 anos, tendo a vitória sorrido a Rui Fernandes, da AXAL - Faro, que terminou invicto com quatro vitórias e um empate.

Em segundo lugar ficou Ricardo Dias, do Loulé ++, e o pódio fechou com Elias Shapoval, da AXAL - São Brás de Alportel.

A muralha das Torres de Loulé foi ainda composta por Alexandre Ramos, quinto classificado, Diogo Quinta, sétimo, e Daniel Starliciuc, décimo primeiro.

 

I Circuito de Xadrez do Concelho de Loulé

Segunda prova realiza-se em Monte Brito (Alte), a 16 de outubro

 

Depois do Torneio Noturno Cidade de Quarteira, jogado ao ar livre no início de Setembro no Centro Autárquico local, o Circuito de Xadrez do Concelho de Loulé segue agora para Monte Brito, freguesia de Alte, onde a 16 de Outubro, nas instalações do Grupo Motard Aracnídeos, se jogará a segunda prova da competição.

O torneio é aberto a todos os interessados, tendo início às 10:00 horas. Na pausa para almoço, entre as 12:30 e as 14:30 horas, será servido pelos Aracnídeos uma refeição tipicamente africana (cachupa) confecionada por uma especialista. O preço da refeição, incluindo uma bebida, é de € 6,00. A inscrição na prova tem o preço simbólico de € 1 e pode ser efetuada em www.facebook.com/xadrezloule ou através do email torresdeloule@gmail.com. A prova será válida para o ranking distrital que a Associação de Xadrez do Distrito de Faro vai implementar em 2016/2017.

João Pacheco, da ACD Faro, é o líder do circuito, graças à sua vitória em Quarteira, seguindo-se Tiago Pinho e Luís Botelho (ambos do NX AC Alte), e Hélder Correia, do CX Portimão.

 

Por: Torres de Loulé