A participação do Concelho de Lagoa no evento insere-se numa estratégia de afirmação de Lagoa como território de Vinha e do Vinho, de reforço da identidade e do valor histórico e cultural que o Vinho representa para esta região e ainda numa vertente de desenvolvimento económico, pela importância que o vinho representa e pelo potencial que encerra para a economia local, em particular na área do Enoturismo.
Andreia Silva, em representação o Concelho de Lagoa, vestida a rigor com um fato tradicional Algarvio amavelmente cedido pelo Rancho Folclórico do Calvário, foi eleita segunda Dama de Honor no concurso realizado no passado sábado, dia 20 setembro, em Barcelos. A candidata de Barcelos foi a Rainha e a representante de Palmela, primeira Dama de Honor.
O Concurso “Rainha das Vindimas de Portugal” pretende contribuir para a preservação e promoção das tradições e da cultura rural mais genuínas do povo português, que são a sua ligação à terra, à paisagem e aos frutos que esta dá de forma tão generosa. É esta ligação que se pretende preservar e fomentar entre os jovens, já que grande parte desta cultura e valores estão-se a extinguir neste nosso mundo globalizado, que funciona segundo valores bem distintos daqueles que caraterizaram toda uma cultura ancestral, como a portuguesa, no geral e Lagoa, no caso especial, cuja tradição da cultura e fabrico de vinho já vem de tempos ancestrais, o que levou à fundação, em 1945, da Adega Cooperativa de Lagoa (que, aglutinando todas as Adegas Cooperativas do Algarve, passou a ser designada por Única – Adega Cooperativa do Algarve, CRL, desde 2009), sendo Região Demarcada desde 1980.
Mais do que preservar as tradições regionais e locais, pretende-se que estes valores culturais possam existir em sintonia com o mundo dito moderno e vulgarizado como a aldeia global. Com esta premissa, a Associação dos Municípios Portugueses do Vinho promove o Concurso Rainha das Vindimas – acreditando que é possível manter no séc. XXI as tradições e a cultura do povo rural e promovendo todas as regiões vinhateiras de Portugal – que, este ano, associou à promoção da cidade de Barcelos como “Cidade do Vinho 2014”.
O concurso de Barcelos contou com a presença de 15 candidatas dos municípios de Alenquer, Azambuja, Barcelos, Cadaval, Cartaxo, Coruche, Lagoa, Melgaço, Palmela, Ponte da Barca, Reguengos de Monsaraz, Santa Marta de Penaguião, Torres Vedras, Viana do Castelo e Vidigueira, num espetáculo que encheu o Teatro Gil Vicente, em Barcelos.
No próximo mês de novembro, no decorrer da sessão de encerramento da Cidade do Vinho 2014, será dada a conhecer a Cidade Europeia do Vinho 2015.
Por CM Lagoa