GENEALOGIA por Manuel da Silva Costa | mscosta2000@hotmail.com

Aboim da Nóbrega foi uma antiga freguesia do Concelho de Vilaverde, distrito de Braga (Armorial Lusitano, 1961).

A família que adotou Aboim como apelido (fig. brasão) teve origem em Ourigo Ourigues, o qual construiu o Castelo da Nóbrega (c.1160). Deve ter sido seu filho e herdeiro Fernando Ourigues.

Filho do anterior, Ourigo Fernandes da Nóbrega, foi casado com Maria Lourenço da Cunha (filha de Lourenço Fernandes da Cunha e de Maria e/ou Sancha Lourenço de Maceira). Herdeiro de seu pai em Aboim da Nóbrega, foi também padroeiro do Mosteiro de S. Martinho de Crasto.

Foi filho dos anteriores Pedro Ourigues da Nóbrega, casado com Urraca Gil (filha de Gil Pires Feio e de Inês Soares Coelho).

Filho de Pedro e de Urraca Gil, foi João Pires de Aboim, casado com Mariana Afonso de Arganil (filha de Afonso Pires de Arganil e de Velasquita de Samora). João foi companheiro do Conde de Bolonha, D. Afonso, durante a sua estadia em França (1227-39), o qual veio posteriormente a destronar o seu irmão D. Sancho II, tornando-se curador e Rei de Portugal (1246-79). Ao lado de D. Afonso III participou também na conquista de Faro (1249) e desempenhou, entre outros cargos, o de Mordomo-Mor do Reino. Foi trovador e autor de cantigas e ficou também conhecido como João de Portel por ter recebido esse Senhorio.

Filho de João e de Mariana Afonso, foi Pedro Anes de Portel e de sua mulher Constança Mendes de Sousa (filha de Mem Garcia de Sousa e de Teresa Anes de Lima) nasceram, entre outros, Maria Pires da Ribeira e Branca Pires de Portel. A 1ª casou com Afonso Dinis (filho ilegítimo de D. Afonso III) e deu origem á linhagem dos Sousas de Arronches. Branca casou com o Conde D. Pedro de Barcelos (filho ilegítimo do Rei D. Dinis) e autor do “Livro de Linhagens” (1340-44).

Maria Teresa de Brito Aboym Pessanha foi a 1ª das 3 esposas do entalhador louletano João da Costa Amado (filho de João Amado e de Maria da Costa). Casaram em 1751 e ela era filha do Capitão João de Beja e de Teresa de Jesus Correia, de Almodôvar...