GENEALOGIA por Manuel da Silva Costa | mscosta2000@hotmail.com
Gago, como apelido deriva de alcunha e como tal poderá ter várias proveniências, algumas bastante antigas como é o caso de Martim Gago, contemporâneo de D. Sancho I (1185-1211) ou de Pedro Anes Gago, genro de D. Afonso III (1246-1279)...
 
É, no entanto, atribuído ao Alentejano João Gago, do tempo de D. João I (1385-1433), a transmissão do actual apelido (Armorial Lusitano, 1961).
 
Terá sido seu filho Estêvão Anes Gago, natural de Alcácer do Sal, que deu continuidade à linhagem que passou aos Açores e ao Algarve.
Relativamente ao Algarve, já em 1494 é referido Martim Gago, do Azinhal (de Mouros?), “codrilheiro de Selir d’a Pee da Sera” (Actas de Vereação de Loulé, 2004). 
No mesmo ano, acha-se Diogo Afonso Gago, “codrilheiro” da vintena de Alte.
E também “Joham Gago, codrilheiro” de Alfontes (Boliqueime).
Moradora nos Gorjões (S. Bárbara de Nexe) era Maria Gaga (1564), casada com Afonso “Martjnz” e tutora de dois filhos seus (S. Bárbara de Nexe, 2006).
Natural de Estoi (n.c. 1540) encontra-se Bartolomeu Gago, casado com Beatriz Mendes (Arquivos Paroquiais).
A mesma origem (n.c. 1570) têm dois Franciscos Gago, casados respectivamente com Catarina Gonçalves e com Francisca Viegas.
Beatriz Gaga (n.c. 1595), de S. Brás de Alportel, foi casada com António Vaz...
Domingos Gago (n.c. 1600), de Moncarapacho, foi casado com Beatriz Cardosa...
De pais Farenses, Carlos Viegas Gago Coutinho, é o mais célebre do apelido. 
Nasceu em Lisboa em 1869 e além de oficial da Marinha (Almirante em 1958), foi também geógrafo, matemático, navegador aéreo e historiador. 
Como geógrafo teve notável acção em geodesia e na delimitação de fronteiras (Timor, S. Tomé, Angola e Moçambique). 
A sua acção mais mediática foi, no entanto, a primeira travessia aérea do Atlâtico Sul, entre Lisboa e o Rio de Janeiro (1922), juntamente com o piloto e Comandante Sacadura Cabral. 
Humilde por natureza quis baixar á sepultura (1959) com a máxima simplicidade. Jás na capela de São Roque do antigo Arsenal da Marinha, em Lisboa.