GENEALOGIA por Manuel da Silva Costa | mscosta2000@hotmail.com

Pereira é nome de Quinta em Barcelos de onde Rui Gonçalves tirou o apelido.

A genealogia de Rui Gonçalves entronca em Mendo Revona, irmão de Desidério, o último Rei Lombardo (756-774), cuja tribo se deslocou da Dinamarca para a Hungria e conquistou a Itália aos Ostrogodos (568).

Mendo veio com uma armada para ocupar a Galiza aos Muçulmanos, terminando em naufrágio junto ao cabo Piorno. Refugiou-se com os 5 sobreviventes na corte de D. Afonso II “o Casto” das Astúrias (791-842). Casou com Joana Romães, filha do Conde Roman, irmão do Rei. Foram pais de Froila.

Froila Mendes casou com Grixvera, filha do Conde Álvaro das Astúrias e foram pais de Bermudo.

 

Bermudo Forjaz foi casado com Aldonça Rodrigues, filha de Rodrigo Romães e neta do Conde Roman. Tiveram Froila.

 

O Conde Froila Bermudes tentou destronar D.Afonso V de Leão (999-1028), com a ajuda do sogro, ficando cego em combate. Foi casado com Sancha e tiveram Rodrigo.

 

Rodrigo Forjaz de Trastamara tomou o partido do Rei Garcia da Galiza tendo aprisionado o irmão deste, o Rei Sancho de Castela, antes de sucumbir aos ferimentos (1071). Foi casado com Moninha Gonçalves, filha de Gonçalo Mendes da Maia e Leonor Viegas e tiveram Froila.

 

Froila Bermudes, casado com Elvira Gonçalves, filha de Gonçalo Munhoz de Vila Lobos "o Despinhado“, teve Rodrigo.

 

Rodrigo Forjaz de Trastamara participou na conquista de Sevilha (1248). Esteve exilado em França e casou com Urraca Rodrigues de Castro, filha de Rodrigo Fernandes Castro e Estefânia Peres de Trava. Foram pais de Gonçalo.

 

Gonçalo Rodrigues de Palmeira, em 1ª núpcias com Froite Afonso, filha do Conde Afonso de Cella Nova, teve Rui, entre outros.

 

Rui Gonçalvez de Pereira, o 1º do apelido, casou com Inês Sanches. Queimou o seu Castelo com a Inês, o frade seu amante e todos que estavam dentro. Voltou a casar com Sancha Henriques de Portocarreiro, filha de Henrique Fernandes Magro e Ouroana Reimondes.

 

Rui era tetravô do Condestável (1385) Nun’Álvares Pereira.

 

Luís Pereira foi Almotacé (1408) de Loulé.