A Unidade de Ação Fiscal, através do Destacamento de Ação Fiscal de Faro, apreendeu, dia 28 de julho, 129.200 cigarros e 284 quilos de tabaco triturado, introduzidos em território nacional de forma fraudulenta.

A referida apreensão resultou de uma ação de fiscalização de âmbito rodoviário realizada na A22, em Olhão, conjuntamente com o Comando Territorial de Faro.

Na ação de fiscalização foi intercetado um veículo ligeiro de mercadorias, tendo-se verificado que transportava no espaço de carga uma quantidade avultada de maços de cigarros e de tabaco triturado. Além do tabaco foram apreendidos 1 290 euros em numerário que se encontrava na posse de um dos ocupantes.

Da ação resultou ainda a detenção de duas pessoas, um homem e uma mulher com 33 e 28 anos, que se faziam transportar no veículo, pela suspeita da prática do crime de introdução fraudulenta no consumo de tabaco. Os detidos foram constituídos arguidos e sujeitos à medida de coação de termo de identidade e residência.

A mercadoria apreendida apresenta um valor presumível de 80 mil euros, o que se traduz numa prestação tributária devida ao Estado de mais de 61 mil euros.

 

Por: GNR