A Orquestra de Jazz do Algarve - que tem sede em Lagoa - realizou, no dia 16, concertos em simultâneo com as suas três formações: OJA Redux (no Coreto do Jardim 5 de Outubro), Quarteto de Saxofones (junto às Piscinas) e The Messy Band (frente ao Mercado, à Câmara Municipal e ao Auditório), que foram do agrado do público.
O ponto alto das festividades foi o concerto dos Amor Electro, no Auditório Municipal de Lagoa (esgotado), altura em que o Presidente da Câmara, Francisco Martins, fez a apresentação do “Ano da Vinho e da Vinha”, realçando que “… habituei-me, desde que estou cá, a - no início de cada ano, nesta data de 16 de janeiro - apresentar aquilo que serão as atividades culturais e não só que a Câmara irá realizar ao longo do ano. Não temos uma política de ocupação do tempo, não temos uma ocupação casuística de, em função do dia-a-dia, ter este ou aquele evento. Estruturamos as coisas de forma planificada, pensada e com visão para o futuro. O ano passado, por esta altura, lançámos o “Ano do Mar”, de que viram, antes de começar este espetáculo, uma série de slides sobre os cerca de oitenta eventos que levámos a efeito, ligados ao mar.
Este ano de 2015 resolvemos ir a outro ícone no nosso Concelho, a outro elemento que faz parte da realidade lagoense. Estou a falar do “Ano do Vinho e da Vinha”, para o qual temos prevista a mesma quantidade de eventos, chamando a atenção e apelando à nossa identidade Lagoense…”
Ainda no âmbito do “Ano do Vinho e da Vinha”, o Município de Lagoa promoveu, no passado dia 14 de janeiro, na Única – Adega Cooperativa do Algarve, uma prova de vinhos na apresentação dos projetos da ampvinho - Associação de Municípios Portugueses do Vinho, com a presença de representantes dos municípios algarvios. A reunião, a primeira do ano 2015, contou igualmente com a presença do músico Carlos Alberto Moniz que, numa parceria com a AMPV, produziu o CD Duplo intitulado “O Vinho dos Poetas”, projeto musical que dedica um tema às principais regiões vitivinícolas de Portugal, e ainda de um técnico da empresa Qualitividade Consulting Group que realizou uma breve apresentação sobre fundos comunitários disponíveis no setor da Viticultura e Enofilia. No final, numa cortesia do Município de Lagoa, teve lugar uma Prova de Vinhos, onde também participaram os técnicos da Câmara Municipal de Lagoa que constituem a Comissão Organizadora do “Ano da Vinha e do Vinho”.
Com este evento, está oficialmente inaugurada a temática para 2015, “Ano do Vinho e da Vinha”, com o intuito de evidenciar as potencialidades do Concelho, apostando numa vasta programação camarária, com muitas atividades culturais, desportivas, festas populares, gastro-
nómicas, iniciativas de educação ambiental e debates, divulgados num folheto informativo, que destaca as principais realizações:
– fevereiro a dezembro – Tertúlias “O Vinho e a Vinha”
– 1 de junho – Dia da Criança – Concurso Literário sobre o Vinho e a Vinha
– junho – Eleição da Rainha das Vindimas
– junho a setembro – Encontros de Fotografia de Lagoa ENFOLA 2015
– julho a dezembro – Exposição “Adega Cooperativa de Lagoa” sua importância na história do Concelho
– 3 de julho – Comemoração do Dia Nacional do Vinho
– agosto e setembro – Venha à vindima
– setembro – Concurso de Rótulos e Produção de uma Colheita “Ano do Vinho 2015”
– outubro – Apresentação da candidatura “Lagoa Cidade do Vinho 2016” e lançamento do livro sobre a História do vinho e da vinha em Lagoa e Algarve
– 7 de novembro – Comemoração do Dia Europeu do Enoturismo
– Todo o ano – Visita às Quintas e Adegas
Lagoa é um Concelho que vale a pena, é um Concelho que conta com os que aqui estão, mesmo com os que não são de Lagoa, para o fazerem cada dia melhor.
Em 2015, visite e saboreie Lagoa...
Por: CM Lagoa