NOTA DE IMPRENSA "A Caridade e as Instituições de Assistência Pública no Concelho de Lagoa", é o titulo do terceiro livro editado por João Nuno Aurélio Marcos, com lançamento marcado para dia 25 de Outubro de 2014, às 18.00 horas, em Lagoa (no Convento de S. José).

O autor viaja na escrita, contando a história de algumas instituições de caridade e assistência pública no concelho de Lagoa, centrando o seu estudo sobretudo após o século XVI e até aos anos 30 do século XX, encerrando um

ciclo, uma trilogia de trabalhos sobre a vida economia, social e politica, as suas gentes e instituições do concelho que o viu nascer (Lagoa).

Esta é uma oportunidade,  única, para se conhecer a história da Santa Casa da Misericórdia de Lagoa e de Estômbar, o Compromisso Marítimo de Ferragudo, as Confrarias Religiosas de Lagoa, Estômbar, Porches e Ferragudo, e ainda as actividades de Assistência Social, algumas já desaparecidas ou esquecidas no tempo, destacando as Rodas e o Hospício dos Expostos, mas, também as demais instituições formais e informais, tais como os Colégios ou Casas de Mulheres Toleradas, o Recolhimento, a Associação Protectora de Meninas Pobres, o Colégio de São José e o Asilo de Lagoa.

Todavia, este estudo só ficaria completo, com o tratamento de exteriorização do sentimento popular da comunidade, nomeadamente as festas e manifestações religiosas e laicas da população, bem como as instituições de carácter mutualista e de socorro, o Montepio Artístico e a Associação de Socorros Mútuos Fraternidade Operária ou ainda as associações e clubes de cariz cultural, recreativo ou mesmo sócio-profissional, como o Ateneu, o Clube, o Sindicato Agrícola, o Casino de Carvoeiro e a Sociedade Artística Lagoense.

João Nuno Aurélio Marcos, nasceu e reside em Lagoa, é Licenciado em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade Clássica de Lisboa onde foi monitor de História Económica e Social Portuguesa e de História das Instituições.

Exerce há cerca de 35 anos a profissão de advogado.

Foi vereador da Câmara Municipal de Lagoa.

Colaborou na imprensa regional e é um interessado estudioso da história do concelho de Lagoa sobre o qual escreveu em 2010, no âmbito das Comemorações do Centenário da República, o Livro “Lagoa Liberal, Republicana e Maçónica”.

Em 2013, edita “Os Viscondes de Lagoa”, sob a chancela Arandis Editora.

E no próximo dia 25 de Outubro (Sábado) partilhará sem “caridade” o livro "A Caridade e as Instituições de Assistência Pública no Concelho de Lagoa", numa obra que abrange todo o concelho de Lagoa, abarcando com os leitores e tal como os seus antepassados, 500 anos de história, não tendo a pretensão de abarcar ou abranger toda a história desta comunidade, longe disso, mas contribuir para um melhor conhecimento da sua história e das suas gentes, de outra forma recordar, memorizar, interpretar e, sobretudo, «arrumar» o seu passado colectivo.