Por Teresa Lourenço | Nutricionista | Cédula Profissional 3087N tmlourenconutricao@gmail.com

Com o aproximar do calor, começa a corrida aos ginásios e aos nutricionistas em busca da “pilula mágica” com a intenção de ter o corpo perfeito.

É agora que surgem propostas aliciantes de dietas restritas associadas a substitutos e suplementos alimentares.

Comer de forma adequada não deve ser visto como uma opção, mas sim, como uma regra para com o nosso bem-estar físico e emocional.

O mais importante não é saber se o pão tem mais calorias que a fruta, mas, sim, preocupar-se em ter um equilíbrio entre os macronutrientes (hidratos de carbono, proteínas e lípidos).

Decerto que conhece alguém que exagerou do ponto de vista alimentar 1 ou 2 dias e nos dias seguintes passou-os a beber sumos ou então em jejum. Este tipo de atitudes não lhe traz benefícios, só tem a intenção de desregular ainda mais o seu organismo, que já se ressentiu nos dias de excessos. O mesmo acontece com dietas restritas em que reduz drasticamente macronutrientes importantes como por ex. hidratos de carbono (pão, massas…). Imagine que quer transformar uma casa grande numa casa mais pequena, certamente que não vai retirar a cozinha e a casa de banho? Simplesmente vai reduzir as divisões. É esse o truque para reduzir o peso de forma gradual e saudável, comer de tudo, sem alimentos proibidos, mas, com regras - redução gradual das porções.

Deixo-lhe 5 dicas para atingir o peso desejável:

Não espaçar muito as refeições (tem tendência a aumentar o apetite)

Praticar exercício

Não substituir refeições por snacks (cheios de gordura e açúcares),

Procurar um nutricionista para o ajudar a adaptar os alimentos a si (quantidade, qualidade e horário)

Em suma, não existem evidências que algum comprimido seja mágico. Os laxantes e drenantes, não fazem emagrecer, ajudam a eliminar líquidos, o que poderá ajudar, temporariamente, a diminuir o peso - não reduziu gordura corporal.

Até hoje a única forma de perder peso com saúde é gastar mais energia do que aquela que consome através dos alimentos.