O Maio no Algarve inicia-se com muito sol, consumo de caracóis, papas de milho (xarém), figos secos com erva-doce, bolos de mel, cerveja e aguardente de medronho.
Esta quinzena dou-lhe sugestões mais equilibradas para que o seu Dia de Maio seja interessante e para que mantenha a sua saúde.
Aproveite os eventos ao ar livre para se mexer, faça um piquenique com os amigos e familiares, aproveite o bom tempo que se faz sentir, caminhe pela serra ou praia, sempre com uma garrafa de água por perto, com as temperaturas mais elevadas, há maior predisposição para a desidratação. Participe nas danças dos ranchos folclóricos que nos presenteiam sempre nesta altura.
Relativamente aos petiscos para o seu piquenique:
- Leve uma salada simples de alface, muito prática e não tão perecível com o calor;
- Leve palitos de cenoura, pepino e curgete feitos frescos ou no forno para petiscar;
- Confecione batatas-doces às rodelas no forno, borrifadas com azeite e orégãos, para substituir as tradicionais batatas de pacote;
- Consuma mais caracóis do que pão e opte por pão integral, tem mais fibra e ajuda a reduzir a absorção de gordura;
- Se quiser pode substituir o pão e as batatas por um pouco de xarém;
- Evite as manteigas;
- Leve fruta fresca para sobremesa;
- Lembre-se que mais vale beber 2 cervejas do que 2 copos de sumo “processado”;
- Água aromatizada ou chá para as crianças;
- Quanto ao medronho, prefira só provar, porque sendo uma aguardente, 150ml equivalem a 400-500kcal.
Os caracóis são um alimento excelente, rico em água, proteína e sais minerais; já possuem sal na sua composição, por isso condimente-o com especiarias, ervas aromáticas (ex. orégãos, poejo), malagueta, limão e evite, os caldos para cozinhar e enchidos para apurar o sabor. Na compra, escolha os que são produzidos em cativeiro e certificados Se for você a apanhá-los, atenção, pois podem estar perto de zonas poluídas e sofrer o sério risco de ser contaminado microbiologicamente.
Desfrute.