Segundo Tania Nesbitt, directora da ASI a ASMAA foi designada representante oficial e exclusiva em Portugal da ASI.
Este acordo, o primeiro do seu género em Portugal, irá reger a cooperação e a colaboração entre as duas entidades nas áreas de administração, gestão e responsabilidades de execução das suas políticas, em particular nas áreas de educação, formação, divulgação e sensibilização para as questões relacionadas com a qualificação e acreditação de treinadores desportivos, instrutores e as escolas de Bodyboarding, de Surf e de SUP em Portugal.
Laurinda Seabra, CEO da ASMAA reconhece que este programa de colaboração encaixa muito bem dentro da estrutura da ASMAA, especialmente dentro do Fórum de Surf da associação que foi criado para atender às necessidades únicas dos setores de Surf e de SUP. Seabra é da opinião de que esta colaboração irá ajudar muito os treinadores e as escolas a cumprir os elevados padrões de qualidade requeridos dos treinadores e instrutores, e obviamente das respetivas escolas, e que vai ajudar a melhorar a segurança dos estudantes.
O Quadro Europeu de Qualificações da UE regulamentada em Portugal pelo Decreto-Lei n º 40/2012, estabelece os requisitos para a certificação dos treinadores de Surf, SUP e indústrias alinhadas a estas atividades e regulamenta a profissão de treinadores desportivos. Esta regulamentação também oferece diretrizes que vão afetar as Escolas e que terá um impacto direto na maneira como as licenças de utilização de praias vão ser dadas no futuro.
Com a intenção de ajudar a todos os clientes da ASI, antigos, presente ou futuros, bem como os sócios do Fórum de Surf da ASMAA, a associação começa já nas próximas semanas a iniciar o processo do seu credenciamento como instituição de formação certificada em Portugal. Este processo será seguido de um pedido de acreditação e certificação ao IPDJ (Instituto Português de Desporto e Juventude) para regulamentar e certificar os cursos dados pela ASI como também de todos os processos e documentação, manuais, certificação e acreditação dos cursos da ASI.
Os requisitos legais europeus atualmente em vigor em Portugal terão um impacto direto nos treinadores de desporto das áreas do Surf, SUP e noutros setores da indústria. Todos os treinadores terão de obter a Cédula de Treinador de Desporto emitida pelo IPDJ se quiserem exercer a atividade de treinador profissional em Portugal. A boa notícia é que uma vez que os treinadores obterem o reconhecimento das suas qualificações em Portugal através do processo de colaboração entre a ASMAA e ASI, sem dúvida que esse reconhecimento vai abrir as portas para qualquer treinador trabalhar em qualquer dos 28 países que são os estados membros da União Europeia, tornando-se mais fácil cumprir os requisitos do quadro Europeu de Qualificações, e permitindo assim, uma melhor circulação destes profissionais dentro da Europa, como e pretendido pelos órgãos da União Europeia.
A ASMAA e a ASI compartilham uma visão comum, e reconhecem que deve de haver os padrões adequados de formação e indicadores de desempenho para as escolas desportivas e para os treinadores em Portugal, e que esta regulamentação desempenha um papel importante e leva a uma maior eficiência e eficácia nos setores específicos do Surf, SUP, Bodyborading, etc.
Por ASMAA