António Miguel Pina (PS) vai recandidatar-se a um terceiro e último mandato na Câmara de Olhão, depois de ter sido eleito em 2013, prosseguindo a liderança socialista no município, que dura há mais de 40 anos.

icenciado em Economia, o autarca, de 45 anos, desempenhou funções como vereador naquele município do distrito de Faro, primeiro sem pelouros atribuídos, entre 2005 e 2009, assumindo depois a vice-presidência da Câmara Municipal de Olhão em 2010.

Em comunicado, António Miguel Pina é apontado pela concelhia de Olhão do PS como o autarca que, com a sua equipa, conseguiu “levar a bom porto a prometida regularização das contas do município e lançamento de obras estruturais”.

Apesar de os últimos oito anos terem sido marcados pela crise económica mundial e, agora, pela atual pandemia de covid-19, António Miguel Pina concretizou “uma quantidade de obras, de dimensão sem precedentes, algumas desejadas pela população há mais de 20 anos”, lê-se na nota.

“O trabalho desenvolvido resultou na requalificação generalizada em todo o concelho, numa forte aposta na melhoria e modernização de infraestruturas, vias e espaço público (…) assim como no aumento e melhoria nas respostas em áreas assumidas como prioritárias, como a educação, a ação social e o desenvolvimento económico”, prossegue.

Presidente da Comunidade Intermunicipal do Algarve (AMAL) desde 2019, o autarca, citado na nota, refere que “continuar à frente dos destinos de Olhão continua a ser um grande desafio”, já que se trata de um concelho “de enorme potencial”, que tem crescido significativamente na última década.

António Miguel Pina tem já como adversários conhecidos na corrida à presidência da Câmara de Olhão Roberto Silva (BE), Álvaro Viegas (PSD) e Jorge Costa (CDU).

Em 2017, o PS venceu as eleições com maioria absoluta (51,75% dos votos), obtendo cinco mandatos, tendo a coligação PPD/PSD/CDS-PP/MPT/PPM sido a segunda força política mais votada (26,05%), com dois eleitos.

O BE obteve 7,95% dos votos, seguido da CDU (7,89%) e do movimento Olhão pelo Cidadão (1,97%).

Olhão é um município do sotavento algarvio com cerca de 45 mil habitantes e quatro freguesias, situado frente aos principais núcleos habitacionais das ilhas barreira da Ria Formosa.

As eleições autárquicas estão marcadas para 26 de setembro.