O economista Hugo Pereira é o candidato do PS à presidência da Câmara de Lagos, cargo que assumiu em outubro de 2019, depois de Joaquina Matos ter renunciado ao lugar para integrar as listas do partido às eleições legislativas.

Licenciado em Economia, Hugo Pereira, de 45 anos, foi vereador entre 2013 e 2019, tendo assumido a presidência interina do município lacobrigense em agosto de 2019, após a presidente eleita ter pedido a suspensão do mandato para concorrer às eleições legislativas.

O autarca viria, depois, a assumir a presidência plena daquele município do distrito de Faro quando a ex-presidente renunciou formalmente ao cargo na sequência da sua eleição para o parlamento.

Em comunicado, o PS/Lagos adiantou que o partido decidiu candidatar Joaquina Matos, atualmente deputada e que presidiu ao município entre 2013 e 2019, à presidência da Assembleia Municipal de Lagos.

Hugo Pereira é um dos quatro presidentes de câmaras socialistas em funções no Algarve que se apresentam pela primeira vez como candidatos diretos ao cargo que assumiram em substituição dos autarcas eleitos em 2017.

Os outros são José Gonçalves (Aljezur), Luís Encarnação (Lagoa) e Ana Paula Martins (Tavira).

No seu percurso político, o agora candidato socialista à presidência da Câmara de Lagos desempenhou funções como deputado municipal entre 2001 e 2013 e como membro da Assembleia Intermunicipal do Algarve entre 2005 e 2013.

A Câmara de Lagos é governada pelo PS desde 2002, depois de Júlio Barroso vencido as autárquicas em 2001 e recuperado a autarquia ao PSD.

Desde então, os socialistas têm governado o município com maioria absoluta, detendo atualmente cinco dos sete eleitos.

A coligação PPD/PSD/CDS-PP/MPT/PPM tem um eleito, assim como o Movimento Lagos Com Futuro.