A Biblioteca Municipal José Saramago, em Odemira, convida para uma tarde diferente e especial no próximo sábado, dia 1 de abril, com apresentação de livro, sessão de contos e inauguração de exposição pela artista Ana Rita Janeiro.

A iniciativa pretende assinalar o Dia Internacional do Livro Infantil (comemorado a 2 de abril) e insere-se na 9ª edição do programa “Abril Leituras Mil”.

A artista Ana Rita Janeiro vai estar presente na Biblioteca Municipal no dia 1 de abril, pelas 16.00 horas, para a apresentação do livro “Frederico e Constantina”, seguindo-se a sessão de contos “Uma casinha de ratos”.  

O livro ganha vida através de uma casinha em madeira, cheia de surpresas e, no final, todas as crianças que participarem na sessão de contos poderão personalizar o seu próprio ratinho em madeira.

Pelas 17.00 horas será inaugurada a Exposição de ilustração “Histórias”, também da artista Ana Rita Janeiro. A exposição estará patente ao público até ao dia 29 de abril, de terça a sábado, entre as 10.00 e as 18.00 horas.

A coleção "Histórias" manifesta uma clara transição no trabalho que Ana Rita Janeiro tem desenvolvido enquanto pintora.

Se algumas das obras que apresenta são fiéis ao estilo Naif que a caraterizava, muitos dos novos trabalhos assinalam uma viragem para um novo estilo que funde o abstracionismo com a ilustração.

O que todas as obras têm em comum é que contam histórias.

Ana Rita Janeiro, licenciada em História e em Serviço Social, é uma artista plástica, ilustradora e escritora, que conta com participação em várias exposições individuais e coletivas e tem vindo a desenvolver diversas atividades como decoração de espaços infantis ou oficinas artísticas e de escrita criativa.