«Britânico Noah Hobbs da EF Education/Aevolo vence na Salúquia»
Noah Hobbs (EF Education/Aevolo) venceu a chegada a Moura e confirmou a expetativa de que as equipas de formação do World Tour e do ProTour presentes na Volta ao Alentejo Crédito Agrícola, teriam uma importante palavra a dizer quanto a vitórias na etapa, como também na discussão da vitória da prova.
O jovem corredor britânico, de 23 anos, profissional desde 2023, conseguiu o primeiro triunfo na temporada e a quarta na sua carreira, numa vitória com grande à vontade na “Cidade Salúquia” depois de uma fuga em que um seu companheiro de equipa fez parte de um duo escapado durante muitos quilómetros e que chegaram a ter 4’45” de vantagem.
Jenthe Verstraete (EF Education/Aevolo) e Alexis Guerin (Anicolor/ Tien 21) acabaram por não ter qualquer vantagem direta da escapada, não tendo do final conseguido liderar qualquer classificação nem tão pouco ficado nos 10 primeiros da etapa e da geral.
O corredor da EF Education/Aevolo fez um trabalho importante de desgaste da equipa cujos sprinters aspiravam a vencer a etapa, tendo a fuga só sido alcançada a 15 quilómetros de Moura, cuja chegada aconteceu cerca de 15 minutos antes do melhor horário face à louca velocidade em que a etapa decorreu.
Na partida em Beja, alinharam 130 corredores em representação de 19 equipas e antes da saída o Município de Beja prestou homenagem ao jornalista alentejano Fernando Emílio, desaparecido o ano passado e um dos grandes entusiastas da “Alentejana”.
Fábio Costa (Anicolor/ Tien 21) foi o melhor português na etapa ao conseguir o 7º lugar, com o espanhol David Domingues (Aviludo/ Louletano/ Loulé Concelho) a ser o líder do Prémio da Montanha.
Classificação da Etapa
1º- Noah Hobbs/GBR (EF Education/Aevolo), 3h39’35”, 2º- German Nicolas Tivani/ARG (Aviludo/ Louletano/ Loulé Concelho) m.t, 3º- Mathias Schwarzbacher/SVK m.t., 4º- Scott McGill/USA (Project Echelon Racinh) m.t e 5º- Iker Villar/ESP (Caja Rural/ Alea) m.t.
Classificação Geral
1º- Noah Hobbs/GBR (EF Education/Aevolo), 3h39’35”, 2º- German Nicolas Tivani/ARG (Aviludo/ Louletano/ Loulé Concelho) a 1”, 3º- Mathias Schwarzbacher/SVK a 6”, 4º- Pau Marti/ESP (Israel/ Premier Tecxh Academy) a 8” e 5º- Xavier Berasategi/ESP (Euskaltel/ Euskadi) a 9”.
Equipas: Caja Rural/Alea
Pontos: Noah Hobbs/GBR (EF Education/Aevolo)
Montanha: David Domingues (Aviludo/ Louletano/ Loulé Concelho)
Juventude: Noah Hobbs/GBR (EF Education/Aevolo)
A segunda etapa liga esta quinta-feira, Castro Verde a Grândola, na distância de 171,5 quilómetros, com partida às 11,30 horas, com metas volantes em Aljustrel, Odemira e Santiago do Cacém e contagens de montanha na São Luís (dias de 4ª categoria) e Serra de Grândola (3ª categoria) e chegada a Grândola às 15h51 horas.
EQUIPAS PARTICIPANTES
UCI ProTeams: Caja Rural/ Seguros RGA (ESP) e Euskaltel/ Euskadi (ESP).
UCI Continental Teams (Estrangeiras): EF Education/ Aevolo (USA), Illes Baleares/ Arabay Cycling (ESP), Israel/ Premier Tech Academy (ISR), UAE/ Team Emirates/ Gen Z (UAE) e Project Echelon Racing (USA).
UCI Continental Teams (Portuguesas): Anicolor/ Tien 21, APHotels & Resort/ Tavira/ Farense, Aviludo/ Louletano/ Loulé Concelho, Credibom/ LA Alumínios/ Marcos Car, Efapel Cycling, Feirense/ Beeceler, GI Group Holding/ Simoldes/ Oliveirense, Rádio Popular/ Paredes/ Boavista e Tavfer/ Ovos Matinados/ Mortágua.
Equipas de Clube (Portuguesas): Óbidos Cycling Team, Porminho Team Sub23 e Soma Group.
ETAPAS
2.ª Etapa (27 de março – 171,5 km): Castro Verde – Grândola, atravessando Aljustrel, Odemira, Santiago do Cacém e a Serra de Grândola.
3.ª Etapa (28 de março – 180 km): Carvalhal – Arraiolos, a mais longa da prova, com passagem por Alcácer do Sal, Montemor-o-Novo, Mora e Pavia.
4.ª Etapa (29 de março – 147,7 km): Monforte – Castelo de Vide, com várias contagens de montanha, sendo considerada a etapa rainha da prova.
5.ª Etapa (30 de março – 151,2 km): Estremoz – Évora, com chegada à emblemática Praça do Giraldo, passando por Elvas, Borba, Vila Viçosa, Alandroal e Redondo.
CAMISOLAS DA 42ª VOLTA AO ALENTEJO CRÉDITO AGRÍCOLA
Camisola Amarela Crédito Agrícola- Classificação Geral Individual por Tempos
Camisola Azul Lusíadas Saúde- Classificação Geral por Pontos
Camisola Verde Correia da Manhã- Classificação Geral da Montanha
Camisola Branca Turismo do Alentejo- Classificação Geral da Juventude
Volta a Portugal