A aldeia de Cacela Velha, no concelho de Vila Real de Santo António, venceu o Prémio Cinco Estrelas Regiões 2023, na categoria de «Aldeias e Vilas».

Esta distinção enaltece ainda mais a riqueza patrimonial e histórica do município e consolida-o como um destino turístico de referência nacional e internacional.

Conquistada pelos cavaleiros de Santiago em 1249, esta pequena aldeia é um povoado de ruas estreitas, casas caiadas e uma pequena fortaleza que, ao fundo, vigia a costa. A sua deslumbrante paisagem natural - em pleno Parque Natural da Ria Formosa - não deixa ninguém indiferente e é enriquecida com a importante herança cultural e vestígios arqueológicos deixados pelos povos que por lá passaram, século após século.

As paisagens portuguesas sobressaíram na competição deste ano, em categorias como Praias, Serras e Montanhas, Reservas, Paisagens e Barragens e Aldeias e Vilas. Foram cerca de 40 vencedores, entre os quais está Cacela Velha, uma das mais belas zonas da região algarvia que continua a encantar quem por ali passa e oferece uma das mais belas panorâmicas do sotavento algarvio

Algarve esteve em destaque nesta 6.ª edição

O Algarve conquistou 9 prémios (5 ícones regionais e 4 marcas vencedoras) nesta 6ª edição dos Prémios Cinco Estrelas Regiões 2023, que pretendem avaliar e reconhecer aquilo que de melhor se faz em Portugal.

A iniciativa premeia ícones regionais como Praias, Aldeias e Vilas, Monumentos ou Cozinha Tradicional e também avalia as marcas regionais que se distinguem pela sua qualidade.

Além de Cacela Velha, na categoria de ‘Aldeias e Vilas’, o distrito de Faro somou ainda os seguintes vencedores: Dom Rodrigo (‘Doçaria Regional’), Dias Medievais (‘Festas, Feiras e Romarias’), Praia da Rocha (‘Praias’), Serra de Monchique (‘Serras | Montanhas’), Cars & Cars (‘Stands de Automóveis Usados’), CoLagos - CoWork Municipal (‘Espaços de Coworking’), Condoarade (‘Administração de Condomínios’) e Forum Algarve (‘Centros Comerciais’).

Em 2023, 436.000 consumidores avaliaram mais de 900 marcas, através da metodologia do Prémio Cinco Estrelas, e foram distinguidos 100 ícones regionais e 116 marcas locais de todo o país.

O prémio aplica-se a produtos e serviços regionais e pretende enaltecer o impacto das empresas na promoção do país a nível económico e social, para além da riqueza patrimonial que caracteriza e valoriza Portugal, numa vertente turística, região a região.