Em 2016, depois de ter participado na FITUR, em Madrid, no 17º Salon International du Tourisme, em Nantes (França) e na BTL – Feira Internacional de Turismo (Lisboa), Lagoa marcou presença, pela primeira vez, entre 9 e 13 de março, na 50ª edição da ITB – Internationale Tourismus Börse, em Berlim, considerada a maior feira internacional de turismo da Europa, em que participaram cerca de 10 mil expositores, representando 187 países, tendo tido 175 mil visitantes.
A oferta turística do Concelho de Lagoa e da região foi divulgada na ITB numa participação conjunta com hoteleiros e produtores de vinhos locais, num pavilhão próprio, que mereceu rasgados elogios dos visitantes, admirados com as muitas belezas que o Concelho possui. Foram feitos contatos com operadores e agências de comunicação, no sentido de se promover o destino Lagoa junto do mercado alemão, considerado estratégico para o nosso Concelho.
Em complemento às alternativas do tradicional turismo de sol e praia, do turismo rural, do golfe e dos desportos náuticos, os operadores turísticos afirmaram ser motivante a venda de ocupação das muitas unidades hoteleiras do Concelho e a promoção da sua grande força turística tendo em conta a excelente gastronomia e os vinhos de qualidade que estiveram à disposição dos visitantes com provas de vinhos rosé, branco e tinto, originários de castas de seleção que dão cor às vinhas de Lagoa. Foi nesse âmbito que foi divulgada a distinção atribuída a Lagoa, “Cidade do Vinho 2016”, com a garantia de que irá ser um ano de referência para quem nos visitar e a certeza de que Lagoa sabe receber com simpatia cativante todos quantos nos procuram.
A representação de Lagoa foi dinamizada no âmbito da sua nova marca “Lagoa do Algarve – Mergulhe à sua descoberta”, afirmando-se como destino turístico, com uma oferta muito diversificada, para todo o ano.
A próxima ação promocional, a nível internacional, está prevista para a Feira de Turismo B-Travel, em Barcelona, de 15 a 17 de abril, onde estarão presentes mais de 50 países e regiões do mundo.
Por CM Lagoa