Serão executadas a Rapsody in Blue e a 5ª Sinfonia de Tchaikovsky, duas obras emblemáticas do reportório clássico.
A Rapsody in Blue é a maior obra para piano representativa da música Americana, composta por George Gershwin (natural de Nova Iorque) estreada a 13 de fevereiro de 1924 e que combina música clássica e jazz. Será executada pelo pianista, compositor e maestro Armando Mota, um nome conhecido no Algarve e internacionalmente.
A 5ª Sinfonia de Tchaikovsky é uma obra sobejamente conhecida de qualquer melómano e um bálsamo para a alma de quem a ouve. Escrita por Piotr I. Tchaikovsky – compositor romântico russo que compôs sinfonias, concertos, óperas e ballets para música de câmara e obras para coro da Igreja Ortodoxa Russa – entre maio e agosto de 1888, teve a sua estreia em São Petersburgo (Rússia) a 17 de novembro de 1888, regida pelo próprio compositor, que a dedicou a Theodore Avé-Lallemant, professor de música e crítico musical alemão.
A Orquestra Sinfónica da ESART – Escola Superior de Artes do Instituto Politécnico de Castelo Branco – é um projeto bem alicerçado no contexto do Curso Superior de Música daquele Instituto e constitui uma oportunidade realista ao nível da formação dos jovens músicos e do público em geral. Potenciando por um lado a formação dos alunos e, por outro, assegurando às populações, em que os consumos culturais são praticamente inexistentes, uma oferta musical mais efetiva, a Orquestra Sinfónica da ESART tem seguido – desde a sua apresentação ao público como Orquestra de Câmara, a 4 de dezembro de 2001, no Cine-Teatro Avenida de Castelo Branco, sob a direção do Professor José Filomeno Raimundo – um percurso próprio e sustentado, merecendo o apreço e o reconhecimento da cidade de Castelo Branco, da região e do país.
A Câmara de Lagoa prossegue assim o seu desejo de apresentar concertos de qualidade, estando a ser finalizada a programação para o próximo ano, que promete.
Por: CM Lagoa