Porque o turismo não vive, apenas, do sol e praia, a Autarquia, as Uniões e as Juntas de Freguesia vêm desenvolvendo esforços para que possam oferecer qualidade de vida a quem os visita.

Como é do domínio público, todos os Concelhos, nomeadamente os do litoral, debatem-se quotidianamente com a recolha de resíduos urbanos, não só em tempo normal mas, sobretudo, em períodos de férias em que a carga daqueles resíduos se torna quase incontrolável, muitas vezes por falta de cuidado dos próprios cidadãos que menosprezam a existência de recipientes públicos para a recolha dos vários tipos de resíduos, não fazendo a reciclagem devida, um pouco mais cuidada. Essa situação agrava-se no período de vilegiatura, no Concelho de Lagoa, eminentemente ligado ao turismo, sua principal fonte de receitas e uma importante base de postos de trabalho.

Porque o turismo não vive, apenas, do sol e praia, a Autarquia, as Uniões e as Juntas de Freguesia vêm desenvolvendo esforços para que possam oferecer qualidade de vida a quem os visita.

Para que isso possa continuar, a Câmara Municipal de Lagoa elaborou o Plano de Reforço da Recolha de Resíduos Sólidos para 2015 – tendo em atenção os bons resultados obtidos em 2014 e no sentido de ajudar a manter a saúde pública – cujas linhas mestras, embora o município não disponha dos meios humanos adequados às necessidades, ajudarão a melhorar a qualidade do serviço prestado aos lagoenses e aos milhares de visitantes que são esperados nos meses que se avizinham.

Pela sua importância, reproduz-se na íntegra o referido Plano: 

Contextualização

Pela sazonalidade que caracteriza o Algarve e o município de Lagoa em particular, o hiato compreendido entre Junho e Setembro é aquele que maiores constrangimentos causa na recolha dos resíduos urbanos.

Como anteriormente referimos o horário de trabalho praticado no município, de segunda a sexta-feira, não é o mais adequado ao bom serviço que se pretende prestar em virtude de o mesmo determinar uma aglomeração anormal de resíduos nos fins-de-semana, até porque é bom não esquecer que o verão determina um aumento de cerca de 150% nos resíduos recolhidos.

Desta forma, à semelhança do que foi feito no ano transacto com os bons resultados obtidos, é imperioso implementar medidas suplementares garantindo-se desta forma um serviço de melhor qualidade, consentâneo com as exigências de um município vocacionado para o turismo.

Medidas propostas

No decurso dos meses de Junho, Julho, Agosto e Setembro irão ser implementadas as seguintes medidas:

Reforço na recolha de resíduos urbanos indiferenciados

Esta medida visa suprir as insuficiências do período normal de recolha acarretando um aumento significativo da frequência de recolha dos contentores de acordo com o seguinte calendário:

6 a 30 de Junho: recolha de segunda a sexta-feira das 5 às 12 Horas e ao sábado das 5 às 11 horas (6 viaturas);

1 de Julho a 13 de Setembro: recolha ininterrupta, incluindo sábados e domingos (5 viaturas), das 5 às 12 horas.

Este aumento da frequência de recolha de resíduos implicará a realização de cerca de 2500 horas extraordinárias pelos trabalhadores afetos a este serviço, o que corresponderá a um custo adicional na casa do 15.000 €.

Sensibilização dos produtores de resíduos de embalagens recicláveis (pequeno comércio e serviços)

Tal como sucedeu no ano passado, este ano o Município de Lagoa em parceria com a ALGAR, S.A. considerou de extrema importância continuar a realizar as Campanhas de sensibilização sobre a correta deposição dos resíduos de embalagens recicláveis e a promoção do Serviço “Ambilinha”. As primeiras ações já foram realizadas nos dias 3 e 4 de março e a seguintes estão agendadas para os dias 28 e 29 de maio de 2015.

Pretende-se com este projeto incentivar a correta separação dos resíduos de embalagens junto ao pequeno comércio e serviços das zonas comerciais de Lagoa, Pateiro, Parchal, Ferragudo, Carvoeiro, Sesmarias, Porches e Sr.ª da Rocha, bem como divulgar o serviço da “Ambilinha” e ainda, Promover a receção de Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrónicos (REEE) gratuita nas instalações da ALGAR, S.A.

Reforço da fiscalização

Ultrapassada a fase de sensibilização, iremos reforçar a fiscalização de forma a garantir o cumprimento das normas e recomendações resultantes dessas mesmas campanhas. Para o efeito estão previstas acções a efectuar dentro e fora do horário de trabalho.

Reforço da recolha selectiva

Parte significativa da falta de recolha atempada diz respeito aos reciclados nomeadamente: vidros, embalagens papéis e cartão cuja responsabilidade é da exclusiva competência da Algar.

Neste sentido pouco mais nos resta do que estarmos atentos ao serviço prestado e comunicar a esta empresa os problemas detectados.

Aquisição de uma viatura de recolha

No âmbito do programa de substituição das viaturas de recolha que se iniciou no ano transacto, prevê-se que no decurso do mês de Julho seja entregue uma nova viatura de recolha equipada com grua que reforçará de forma significativa os meios materiais necessários ao bom desempenho do serviço.

 

Por CM Lagoa