Como habitualmente e desde há alguns anos a esta parte, a Câmara Municipal de Lagoa volta a organizar o «Festival Sons do Fado» neste ano, dedicado ao tema «A Nossa Gente. A Nossa Identidade», em que Lagoa foi escolhida como «Cidade do Vinho», pela AMPV - Associação de Municípios Portugueses do Vinho.

O Festival, cuja final conta com um grande intérprete do fado (Ricardo Ribeiro), decorre entre 31 de janeiro e 27 de fevereiro, com o seguinte programa:

- 1ª Eliminatória

31 de janeiro – 16:00 h

Associação Cultural e Desportiva de Ferragudo

Fadista Convidada: Ondina Santos

 

- 2ª Eliminatória

14 de fevereiro – 16:00h

Sede do Rancho Folclórico do Calvário

Fadista Convidado: César Matoso

 

- 3ª Eliminatória

21 de fevereiro – 16:00h

ADR Quinta de S. Pedro – Mexilhoeira da Carregação

Fadista Convidada: Ana Marques

 

- Final do Festival

27 de fevereiro – 21:30 h

Centro de Congressos do Arade

Fadista Convidado: Ricardo Ribeiro

Ricardo Ribeiro nasceu em Lisboa a 19 de agosto de 1981. Frequentou aulas de guitarra clássica e formação musical. Em 2005 recebeu o prémio revelação masculina e em 2011 o de melhor intérprete masculino da Fundação Amália Rodrigues. Em 2008 foi convidado pelo alaudista/compositor libanês Rabih Abou Khalil para cantar “Em Português”. Fez parte do elenco “Concerto de Natal 2009” e da recriação do mítico “Amália no Olympia”. Em 2010 produziu “Porta do Coração”. Participou no ciclo de música Luso-Chinesa nos “Dias da Música 2011” no Centro Cultural de Belém e no “Festival International de Musique Andalouse et Musique Ancienne”, integrado na Capitale Islamique de la Culture 2011, em Tlemecen-Alger. Em 2012 fez parte do cartaz da 2ª edição do Festival de Fado de Madrid. Cantou na Bienal de Veneza 2013 e publicou o seu quinto álbum “Largo da Memória”. Em 2014, apresentou-se no Largo da Memória no CCB, Grande Auditório e na Sala Suggia e arrancou com a tournée de apresentação de “Largo da Memória”. O primeiro concerto teve lugar no Casino da Figueira da Foz, espetáculo que se prolongou até dezembro. Ricardo Ribeiro recebeu, das mãos do Presidente da República Cavaco Silva, a 27 de janeiro de 2015, a Comenda da Ordem do Infante D. Henrique, juntamente com as fadistas Ana Moura, Carminho e Kátia Guerreiro e o guitarrista Mário Pacheco, numa cerimónia que teve lugar no Museu do Fado. Fora de portas, Ricardo Ribeiro foi nomeado na categoria de Melhor Artista de 2015, pela revista britânica Songlines, numa votação inteiramente decidida pelo público. Ricardo continua a dar concertos e a levar o seu Fado mais longe, seja com os concertos de “Largo da Memória”, seja com o projeto “Em Português” de parceria com o alaudista Rabih Abou-Khalil.

 

Por: CM Lagoa