Foi um evento com um vasto programa que abrangeu quase todas as áreas culturais, desde a poesia à música, do teatro aos jogos islâmicos, das exposições às oficinas, com natural destaque para a poesia de Ibn Ammar que esteve presente em todo o evento, através de lonas penduradas nos candeeiros do Largo da Igreja.
O público, impressionado pela variedade do evento, pôde escutar lendas do Algarve, aprender jogos de tabuleiro islâmicos, contemplar a exposição de painéis temáticos sobre “Cenas do quotidiano da época de Ibn Ammar (1031-1086)” e “Instrumentos musicais do mundo árabe”, deleitar-se com as peças de teatro de rua “Ibn Ammar – Poeta de Sannabus” e “Varandas da Memória - O poder e a poesia de al-Mutamid”, ou participar em oficinas de dança oriental e percussões árabes.
A música também marcou presença com três espetáculos em que, a par da dança oriental e sufi, encantou o público, através da sonoridade que durante séculos inundou bazares, medinas e palácios do Mediterrâneo e Médio Oriente.
Por: CM Lagoa