A Câmara de Lagoa reuniu 600 idosos do Concelho, no Centro de Congressos do Arade, no Parchal, para participarem na tradicional Festa de Natal Sénior

O mês de novembro de 2016 foi igual aos anos anteriores, no que diz respeito às festividades natalícias destinadas aos cidadãos mais idosos do Concelho e organizadas pela Câmara de Lagoa, que tudo tem vindo a fazer para promover a inclusão dos seus munícipes, oferecendo-lhes uma festa natalícia porventura diferente daquelas que muitas vezes terão passado ao longo da sua existência. Esta preocupação está bem patente na fórmula de apoios que a CML criou para as Instituições Particulares de Solidariedade Social que, no Concelho de Lagoa, têm sido o porto de abrigo de milhares de idosos que, por esta ou aquela razão, são confrontados com carências afetivas, sociais e económicas, disfunções que a CML tudo tem feito para eliminar com êxito.

Para se obter esse desiderato – e como é costume – a Câmara Municipal de Lagoa promoveu, no passado dia 26, a Festa de Natal Sénior, no auditório do Centro de Congressos do Arade, no Parchal, num palco transformado em altar com uma decoração caraterística da época religiosa, onde foi feita a celebração da Eucaristia, pelo Padre Domingos Fernandes.

De seguida, foi servida a refeição, composta de entradas diversas, arroz de pato e uma sobremesa de limão.

O Presidente da Câmara Municipal de Lagoa, Francisco Martins – como o faz todos os anos – percorreu todas as mesas cumprimentando os presentes e agradecendo o fato de terem vindo, com uma palavra de solidariedade e carinho para todos, a quem desejou um Feliz Natal. Sempre sensível a esta ligação com os seus concidadãos, disse que apesar deste convívio se efetuar todos os anos, a verdade é que em cada ano há sempre qualquer coisa de diferente que o comove na comunicação com as pessoas mais idosas.

Como sempre acontece neste tipo de festividades, o almoço deu lugar à animação, com a música de baile do duo “Ritmo Jovem”, desafiadora para pé-de-dança que levaria os idosos a divertirem-se durante toda a tarde.

Devido a outros compromissos que obrigaram Francisco Martins a ausentar-se da festa, a mensagem de Natal foi proferida pelo Presidente da Assembleia Municipal, Águas da Cruz que agradeceu, em nome da Câmara Municipal, a presença de todos, destacando o trabalho e dedicação dos que organizaram a tradicional Festa de Natal Sénior, em especial a Unidade Orgânica da Ação Social e Saúde, assim como todas as entidades que colaboraram.

Já no final do evento, foi oferecida a todos os idosos uma caneca com decoração alusiva ao Natal, como recordação da presença em mais uma festa de convívio e reencontro de antigas amizades, tão importantes no tempo que atualmente se vive no mundo.

Esta Festa de Natal encerra mais um ano em que os Serviços Sociais da CML aplicaram os programas de apoio à terceira idade e carenciados de vária ordem, contatando com a população que manifesta problemas para que lhe seja dada uma resposta efetiva e afetiva com o propósito de aliviar um pouco a solidão e as dificuldades em que vive, numa sociedade de desigualdades claras e incompreensíveis, pelo que cabe à CML lutar pelas soluções, o que obriga a um grande esforço humano e financeiro.

 

Por: Município de Lagoa