O intercâmbio, que decorreu entre 18 e 27 de abril, envolveu sessenta e quatro alunos e sete professores. Os professores e alunos de Lagoa receberam em suas casas os respetivos colegas, tendo a Câmara disponibilizado apoio logístico ao longo da semana e transporte escolar a dois dos estudantes, oferecendo também o jantar de encerramento, com lembranças para todos os professores e alunos envolvidos na atividade, entregues por todo o executivo.
Tendo em conta o tema do projeto, os nossos alunos contactaram empresas locais para que os recebessem e facultassem uma visita às suas instalações e uma entrevista. Os alunos e respetivos colegas estrangeiros realizaram um total de dezasseis visitas e entrevistas a essas empresas, bem como algumas atividades que ajudaram a mostrar e promover o nosso concelho, nomeadamente: visita ao concelho, experiências de golfe e de surf e observação de cetáceos em Ferragudo.
Os professores e alunos estrangeiros, após uma semana muito produtiva e enriquecedora, elogiaram a nossa hospitalidade e mostraram muito interesse em regressar no próximo ano.
A Escola Secundária Padre António Martins de Oliveira (ESPAMOL) integra a Associação Europeia de Escolas (ESA) desde 2009 em conjunto com outros nove países, com os quais tem realizado intercâmbios internacionais. Este ano, pela primeira vez financiada pelo Projeto Erasmus+, a ESPAMOL realizou intercâmbios com a Holanda, França e Alemanha.
A ESA está a desenvolver um projeto conjunto com a duração de três anos subordinado ao tema “Empreendedorismo”, cujo produto final será a criação de um website e uma base de dados aos quais os jovens europeus podem recorrer para procurar experiências de trabalho, nacional ou internacionalmente.
Por CM Lagoa