A equipa mais jovem do KCCA participou ontem, 10 de julho, na 3ª etapa e última etapa do campeonato nacional de Esperanças, em Vila da Ponte, concelho de Sernancelhe, no rio Távora, que contou com 658 participantes de 40 clubes. O nacional de Esperanças é dedicado aos escalões mais novos da canoagem, com idades compreendidas entre os 8 e os 16 anos, com circuitos entre os 2 e os 5 km.

QUATRO MEDALHAS ALCANÇADAS E VÁRIOS TOP-10

Os castores alcançaram um total de 4 medalhas: uma de ouro, duas de prata e uma de bronze.

A vitória alcançada pertenceu a Inês Luís em K1 Iniciado Feminino que cumpriu os 2km em 10 minutos e 16 segundos, menos 9,74 segundos que Luísa Almeida do CC Ovar e 11,16 que a terceira classificada, Gabriela Resende, da ARCOR.

A dupla, Guilherme Reis e Tomás Vasconcelos, que já tinha assegurado o título nacional com duas vitórias nas etapas anteriores, terminou na segunda posição a 6,90 segundos dos vencedores os atletas Vítor Cale e Rodrigo Azevedo do GCDRGemeses.

No K1 Menor, para jovens entre os 9 e os 10 anos de idade os castores estiveram em grande evidência com duas medalhas alcançadas. Rúben Luís terminou na segunda posição a apenas 1,74 segundos do vencedor, o jovem João Casinha do Clube de Canoagem de Amora e Filipe Busel foi o terceiro classificado a 3,93 segundos do vencedor.

A dupla, Iago Bebiano e Tomás Santos, obteve o 4º lugar no K2 cadete ficando a 30 segundos dos vencedores, a dupla Mateus Luís e Bruno Silvério do Náutico de Milfontes.

Destaque ainda para os top-10 alcançados por Filipe Libório e Rita Ângelo com os 7ºs lugares alcançados no K1 Iniciado e no K1 Cadete feminino, respetivamente.

Ainda no top-10 terminou Iara Bebiano no K1 Menor Feminino, na 9ª posição.

CONTAS FINAIS - 3 PÓDIOS NACIONAIS

Com a última etapa cumprida termina o nacional de Esperanças 2016 com os Castores a alcançarem um título nacional com os atletas Guilherme Reis e Tomás Vasconcelos a sagraram-se campeões nacionais de K2 Iniciado. Um vice-campeonato através de Rúben Luís no K1 Menor e duas medalhas de bronze com Filipe Bucel no K1 Menor e no K2 Cadete com Iago Bebiano e Tomas Santos. Inês Luís terminou muito perto dos lugares do pódio, na quarta posição, no K1 Iniciado Feminino.

10º LUGAR COLETIVO

A nível coletivo os Castores conseguiram a 10ª posição entre 44 clubes. Foram mais os atletas dos Castores que contribuíram para essa classificação: Diogo Filipe foi 17ª no K1 Infantil e na mesma categoria Rodrigo Gonçalves e José Gouveia terminaram na 29ª e 60ª posição, respetivamente. Camila Lopes foi 22ª classificada No K1 Cadete Feminino, no K2 Infantil, André Soares e Tiago Vieira terminaram na 16ª posição e no K1 Cadete, Gonçalo Bento e Mário Cabede terminaram na 18ª e 42ª posição, respetivamente.

A terceira etapa do nacional de Esperanças foi organizada pela Federação Portuguesa de Canoagem em parceria com o clube local, o Núcleo Desportivo e Cultural Vila da Ponte com o apoio dos Jogos Santa Casa e do IPDJ – o Instituto Português do Desporto e Juventude. Teve um total de 21 regatas repartidas entre kayaks e canoas. O Campeonato Nacional de Esperanças é constituído por 3 provas Nacionais. A primeira cumpriu-se em Alcoutim e a 2ª prova em Vila Nova da Barquinha.

 

Por: KCCA