A inauguração efetuada hoje contou com mais de meia centena de pessoas entre amigos e familiares e representantes das entidades oficiais que se fizeram representar, demonstrando o dinamismo de uma Vila que sabe acolher as iniciativas culturais dos que aqui vivem ou nasceram.
Sobre a exposição:
Através dos tempos, o mar foi fator de temor, curiosidade e atração para todos os homens.
Assim, foram desenvolvidos meios para nele navegarem, transportarem os seus bens e dele retirarem o seu sustento.
Falar de mar é falar de navios dos homens e mulheres que os construíram, que os operam; é também falar daqueles que, ao longo da grande aventura humana, fizeram deles palco das suas aventuras e desventuras, palco das suas vidas…
Esta mostra é formada por um conjunto de óleos, aguarelas e modelos à escala de navios, sendo apresentada a evolução de um tipo de propulsão marítima, a vela.
Nela figuram navios egípcios, romanos, gregos, de países nórdicos europeus, portugueses e americanos, que participaram na descoberta das costas atlânticas, ingleses que transportavam imigrantes para as Américas, clippers da rota do chá, e as primeiras embarcações dedicadas à náutica de recreio.
É de sublinhar o facto de reproduzirem fielmente a realidade histórica, fruto de um aturado estudo e investigação documental.
Sendo apenas um preencher de tempo para o autor, este pretende de forma ligeira mostrar os navios e um pouco da sua evolução através dos tempos, por forma a incentivar a outros a pesquisa, o desejo de conhecer, de saber como seriam as embarcações e os navios de outrora.
Sobre o autor :
Fernandes Damião nasceu em Lisboa em 1947.
É Oficial da Marinha Portuguesa na situação de reforma.
Desde cedo se iniciou na pintura e no desenho, principalmente em motivos náuticos.
Desde 1986 tem feito exposições individuais e coletivas.
•1994 – Exposição de aguarelas na Escola Naval
•1998 – Exposição de aguarelas na Escola Naval
•1999 – Exposição nas instalações navais de Alcântara
•2000 – Exposição “O Mar e os Motivos Marítimos” na Academia de Marinha
•2001 – Exposição do Dia da Marinha no Museu de Marinha
•2002 – Exposição “O Mar e os Motivos Marítimos” na Academia de Marinha
•2002 – Exposição “Navios” no Centro Paroquial de Carnaxide
•2005 – Exposição “Navios à Vela. Uma visão particular.” na Fortaleza de Sagres
Sobre a Casa do Real Compromisso de Ferragudo:
A Casa do Real Compromisso de Ferragudo é um espaço polivalente onde, no primeiro andar, para além de estar exposto o legado museológico da vivência da Vila, é um local propício para exposições, colóquios ou outras ações semelhantes, e no rés do chão uma zona de receção, de leitura e de acesso a informações turísticas e culturais, bem como a meios informáticos e audiovisuais.
Por J.F. Ferragudo