Lagoa celebrou no passado, dia 20 de fevereiro, no Centro de Congressos do Arade, no Parchal, a eleição de «Cidade Do Vinho 2016» numa Gala subordinada ao tema, com um programa repleto de cultura e animação.
Presentes nesta cerimónia, num ambiente elegante e convidativo estiveram representadas diferentes entidades, com destaque para o Sr. Secretário de Estado da Agricultura e Alimentação Dr. Luís Medeiros Vieira, o Presidente do Instituto da Vinha e do Vinho, Eng.º Frederico Falcão, o Presidente da Associação dos Municípios Produtores de Vinho, Dr. Pedro Ribeiro, o Presidente da Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz, Dr. José Calixto, cidade capital do Vinho em 2015, para além do anfitrião Dr. Francisco Martins assim como os Vereadores Luís Encarnação e Anabela Simão, o Vice-Presidente do Município de Portimão, Engº Castelão Rodrigues, o Presidente da Assembleia Municipal, Dr. Águas da Cruz o General Rocha Vieira, Presidente da Comissão de honra da candidatura vencedora, o Diretor Regional de Agricultura e Pescas do Algarve e diretor regional adjunto, Eng.º Fernando Severino e Eng.º José Graça, entre outros.
O programa contou com a apresentação do livro de Susana Neves “De Vento em Pipa – Quando o Vinho e o Homem Inventaram Lagoa” – edição da Câmara de Lagoa – que retrata a história do vinho em Lagoa, com uma sessão de autógrafos da autora
Foram depois entregues os prémios do Concurso de Rótulos para garrafas de vinho – promovido pela Câmara Municipal de Lagoa, no contexto temático do ano de 2015 “Lagoa Sabor da Cultura, Ano do Vinho e da Vinha” – e que contou com a participação de alunos da Escola Secundária de Lagoa e a Nobel Escola Internacional, num total de cerca de quatro dezenas, galardoados com os prémios entregues pelo Secretário de Estado Luís Medeiros Vieira, Presidente da Câmara Francisco Martins e Vereador Luís Encarnação. Francisco Martins, em palavras simples, como lhe é habitual, aproveitou a oportunidade para agradecer ao Vereador o seu empenho na candidatura de Lagoa a “Cidade do Vinho 2016”, referindo, também, a excelente qualidade criativa dos rótulos escolhidos para garrafas de vinho tinto, branco e rosé, que se encontravam em exposição.
De uma forma geral, Francisco Martins, na qualidade de Presidente do executivo municipal, não deixou de fazer os agradecimentos da praxe, afirmando “…é com orgulho que aqui estamos, neste belo Centro de Congressos, a assistir a um evento memorável que envolveu tanta gente e tantas vontades, entre as quais jovens estudantes. O meu bem-haja…”
O público e as entidades presentes na Gala começaram por ouvir a intervenção do Presidente da AMPV Pedro Ribeiro que, aludindo às diversas candidaturas ao galardão, referiu a forma criteriosa e bem fundamentada como foi apresentada a candidatura de “Lagoa, Cidade do Vinho 2016”, o que lhe permitiu ganhar a distinção com uma margem confortável, tendo agradecido ao Presidente da Câmara a presença de tanta gente, dizendo ser “esta aposta do Concelho de Lagoa determinada por uma gestão sustentável e pensada na estrutura física de bem-estar da população ligada à vertente cultural, acrescentando-lhe eventos muito marcantes, relacionados com a história e importância do vinho e da vinha no Concelho de Lagoa”.
O Secretário de Estado Luís Medeiros Vieira, alinhando pela mesma ideia, realçou: “…é para mim importante a estratégica social e económica do evento sob a tutela da Câmara de Lagoa que, quanto mim, marca a dinâmica da economia regional e nacional, no caso concreto do Município de Lagoa que, desta forma organizada, dá a conhecer ao mundo turístico e económico a sua importância, como destino. Está de parabéns, senhor Presidente…”.
Seguiu-se a passagem de um vídeo promocional das potencialidades turísticas do Concelho, sendo apresentadas as fotos e biografias dos 31 elementos que compõem a Comissão de Honra que preside a “Lagoa Cidade do Vinho 2016”, tendo usado da palavra o seu Presidente, General Rocha Vieira que, como não podia deixar de ser – ou não fosse ele um munícipe de Lagoa – disse que se sentia muito orgulhoso por tudo quanto estava a ocorrer no Centro de Congressos, na sua terra natal, prometendo que estará sempre disponível para colaborar. Foi uma intervenção bastante aplaudida por todos os presentes, reconhecendo-o como a imagem de referência de Lagoa.
Por fim – um espetáculo maravilhoso de som e luz, com a intervenção do grupo “Ala dos Namorados”, com a voz inconfundível do algarvio Nuno Guerreiro, muito aplaudido – Aos convidados e demais presentes Francisco Martins deixou os agradecimentos, através de palavras objetivas, não se esquecendo de afirmar que Lagoa é uma terra que sabe receber bem os seus visitantes e que a produção do vinho renasce do quase nada depois de ter sido o quase tudo na economia das famílias da região.
No encerramento da Gala, a surpresa: uma mesa com muitos copos, com o logo de “Lagoa Cidade do Vinho 2016”, que foram distribuídos a todos os presentes, momento em que o Presidente da Câmara Municipal Francisco Martins, anunciou um brinde a Lagoa, afirmando que terá, durante o ano de 2016, novas oportunidades de se juntar aos seus cidadãos para iniciativas de interesse para o Município e suas populações.