O Dia da Eliminação da Violência Contra a Mulher, na próxima terça-feira, vai ser assinalado com uma marcha composta por cerca de 300 alunos de várias escolas de Faro, anunciaram os organizadores.

“As iniciativas têm como objetivo reforçar a educação para a igualdade e a prevenção da violência de género junto da comunidade”, disse Carla Alves à agência Lusa.

A professora pertence à equipa de Cidadania e Desenvolvimento do Agrupamento de Escolas João de Deus que assinala, mais uma vez, o dia 25 de novembro - Dia da Eliminação da Violência Contra a Mulher -, com atividades que decorrem durante toda a semana.

A docente destacou que na terça-feira vai realizar-se uma marcha que integra alunos de cinco a seis escolas de quatro agrupamentos do concelho (João de Deus, Tomás Cabreira, Montenegro e Afonso III), sendo esperados cerca de 300 alunos.

“Temos atividades na nossa escola durante toda a semana, mas nesse dia é de assinalar a marcha”, sublinhou Carla Alves.

Essa marcha, que se realiza sob o lema "E em vez do medo...", começa às 10:30 na Rotunda do Liceu, seguindo depois para o Largo do Mercado, com várias ‘performances’.

A marcha termina no Mercado Municipal de Faro, com a “colocação de cartazes em locais estratégicos do edifício”.

Os organizadores afirmam que, em parceria com o Plano Nacional das Artes e a Cooperativa Mandacaru, aliando a arte à temática da violência Contra as mulheres, “pretende-se sensibilizar a comunidade para a urgência do respeito pelos direitos humanos”.

O Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra a Mulher celebra-se anualmente em 25 de novembro “para denunciar a violência contra as mulheres no mundo todo e exigir políticas em todos os países para sua erradicação”.

 

Lusa