Esta iniciativa camarária revestiu-se de particular sentido, uma vez que coincidiu com a comemoração do “Dia do Professor”, efeméride que todos os anos relembra a importância desta profissão na vida e na formação das pessoas, o que foi amplamente realçado pelo Presidente da Câmara, Francisco Martins, na sua saudação, tendo feito questão de, através de exemplos e referências, manifestar a sua admiração por todos aqueles que no ensino e no acompanhamento dos alunos criam importantes e saudáveis empatias que os ajudam na formação do seu caráter e os incentivam na sua promoção e paixão pela vida onde se cruzam tantas vezes de formas diferentes. As palavras do Presidente da Câmara de Lagoa, algo emotivas, mas seguras, traduziram a sua forma de estar na vida, numa manifestação de agradecimento e de saudade.
Mas Francisco Martins tinha uma surpresa que a todos emocionou quando, num gesto fraterno, demonstrando grande humildade política e humana e profunda emotividade, surpreendeu todos ao prestar, em seu nome e no do seu executivo, uma homenagem pública à Prof. Madalena Sousa, dizendo “… muitos de nós, hoje adultos, tivemos a oportunidade de, de forma direta ou indireta, receber os seus ensinamentos, os seus conselhos e a sua amizade, reconhecendo a sua competência e profissionalismo. Bem haja… e que seja ajudada nesta hora difícil da sua vida. Estamos todos consigo, acredite!”
A Prof. Madalena Sousa, condicionada pela emoção que lhe dificultava a articulação das palavras, agradeceu a surpresa, dizendo “…reconheço e agradeço do coração o incondicional apoio que me têm dado, com a certeza de que o meu comportamento como cidadã e a minha força interior se mantêm, pelo que podem contar comigo até onde seja possível e a vida me permita. Obrigado…”
Para que conste, a Prof. Maria Madalena Guerreiro de Sousa, tem 58 anos, está na função pública desde 1989 e na Câmara de Lagoa, desde 1999, com a categoria de Técnica Superior dos Serviços de Educação da Câmara de Lagoa.
A cerimónia foi concluída com uma enorme salva de palmas, de pé, e com lágrimas nos olhos, numa imagem real evidenciando o valor humano desta professora “…a quem todos estamos agradecidos…”, concluiu o Presidente Francisco Martins.
Por CM Lagoa