A Câmara Municipal de Lagos procedeu à elaboração do cadastro das infraestruturas existentes dos sistemas em baixa de abastecimento de água e de saneamento de águas residuais, através do programa comunitário POSEUR – Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso dos Recursos.

A operação, com um valor de investimento de cerca de 195 mil euros e cofinanciada pelo Fundo de Coesão em 100 mil euros, visou o levantamento e cadastro das redes existentes dos sistemas em baixa de abastecimento de água e de saneamento de águas residuais do Município de Lagos, com vista ao aumento do grau de conhecimento destas infraestruturas, num total de 52,38 km de extensão da rede de saneamento de águas residuais e de 58,40 km de extensão da rede de abastecimento de água.

A primeira fase do levantamento cadastral das infraestruturas existentes foi realizado na área do Plano de Urbanização de Lagos, uma zona consolidada da cidade de Lagos, onde se concentra a maior parte da população do município. A segunda fase ampliou a área georreferenciada para a zona urbana da cidade.

Os trabalhos permitiram georreferenciar planimetricamente e em profundidade a rede de infraestruturas municipais, estabelecendo também um programa de registo das intervenções de manutenção e atualização das plantas e registos informáticos em Sistema de Gestão Territorial.

Com a elaboração do cadastro pretende-se a otimização da gestão das infraestruturas do sistema, que só é possível com o conhecimento dos sistemas, permitindo promover intervenções no ciclo urbano da água, de forma a realizar uma gestão mais eficiente e otimizada dos recursos utilizados e das próprias infraestruturas, incrementando simultaneamente a sustentabilidade do sistema, e melhoria da qualidade do serviço prestado à população.