Assinalou-se no passado dia 14 de julho, em formato de conferência de imprensa, o primeiro ato formal desta campanha, com a apresentação do acordo de coligação entre os partidos que compõem a «Coligação Ser Albufeira».
A cerimónia, devidamente enquadrada dentro dos moldes de segurança emanados da DGS, contou com a intervenção do Presidente do PSD Albufeira, Cristiano Cabrita, de Mónica Ferreira, representante distrital do CDS-PP e de Daniel Leal, representante do PPM.
 
Para Cristiano Cabrita, “a coligação é sobre Albufeira, na defesa dos interesses e expectativas das suas gentes, numa enorme frente que não se resume a Partidos Políticos e que incorpora um conjunto de independentes à direita e à esquerda com uma enorme abrangência daquilo que é a nossa comunidade”. Sobretudo, é “desprovida de interesses particulares, com pessoas que têm Albufeira na sua alma e no seu coração, onde não existe o “eu” mas sim o “nós”.
 
Mónica Ferreira, teve uma abordagem centrada igualmente no grande objetivo desta coligação, “ Albufeira, as pessoas de Albufeira, e todos aqueles que vivem, sentem, e querem projetar uma Albufeira melhor no futuro”.
 
Daniel Leal, representante do PPM, partilhou igualmente as suas ideias “em torno de um projeto comum, agregador de todos e para todos os Albufeirenses”.
Tomaram depois palavra os candidatos às juntas do concelho: Indaleta Cabrita que se recandidata à Junta de Freguesia de Albufeira e Olhos de Água; João Vieira candidato à Junta de Freguesia da Guia; Cláudia Cavaco, candidata à freguesia de Ferreiras; por fim, Valério Brito candidato à Junta de Freguesia de Paderne. Todos em uníssimo afirmaram vontade de afirmar Albufeira a uma só voz com um pacto de trabalho entre as Juntas e a Câmara Municipal a ser o principal eixo; “em que Todos são diferentes, mas onde existe uma só Albufeira comum”. Para Isso, referiram, “ser fundamental elaborar um acordo de compromisso para a equalização social e investimento equilibrado em todo o território. Onde todos somos Albufeira. ”
 
 
Adriano Ferrão, atual líder da bancada do PSD de Albufeira, é o candidato à Presidência da Assembleia Municipal, que referiu a “importância da Assembleia Municipal, órgão equivalente à Assembleia da República, fórum privilegiado onde os munícipes de Albufeira podem responsabilizar o poder político e onde vem ser ouvidos.”.
 
Por sua vez a Mandatária da Cultura, Raquel Peters, enalteceu “as qualidades de alguém que colocou sempre os interesses do bem público acima de quaisquer outros, de alguém que às 7 da manhã já está a trabalhar na câmara municipal, do professor e da sua capacidade humana enquanto político”.
 
David Santos, presidente da distrital do PSD, referiu a “coragem de um homem que nunca abandonou Albufeira, nunca abandonou os seus concidadãos, quando outros o fizeram e, sobretudo, foi o responsável pela recuperação económica do concelho num exemplo claro de liderança, trabalho, competência e experiência”
 
No discurso mais aguardado, José Carlos Rolo colocou-se “à disposição das pessoas de Albufeira” relembrando a “obra feita” e o apoio que sempre deu às suas gentes numa época de crise muito grave. Aliás, José Carlos Rolo não hesitou em declarar guerra a Covid 19 na defesa intransigente dos Albufeirenses em todos os níveis. O agora candidato garantiu vontade de apresentar “projetos novos, inovadores, pensados num futuro para uma Albufeira das Pessoas, uma Albufeira, o mais próxima possível do melhor sítio para viver, trabalhar ou visitar em todo o mundo”. Sobretudo, lançou “um conjunto de ideias que inovam, que resolvem, que são responsavelmente viáveis e fazíveis, ideias que no final têm em conta, apenas esse objetivo maior: as pessoas”, finalizou. Aposta na Formação, ação social, turismo, bem-estar, emprego, habitação, desporto, tecnologia, inovação, saúde, educação, indústrias criativas, etc, estão previstas neste conjunto de ideias. A terminar referiu ainda a aposta na criatividade, na capacidade de renovar, de modernizar, de inovar, sempre puxando pela cultura local e pelas raízes de Albufeira. "Todos somos Albufeira", sublinhou bem alto.