Em período de pandemia provocada pelo COVID-19 e da sua consequente crise económica e social, o Município de São Brás de Alportel decidiu envolver os estabelecimentos comerciais na área da moda e acessórios para criar um projeto de projeção e promoção do comércio local on-line.
O projeto teve como inspiração o desfile “São Brás Fashion” que normalmente acontece no palco principal da Feira da Serra e que agora está disponível em todos os continentes através das redes sociais: Facebook, Instagram, Youtube e até no Meo Kanal do Município (205 250).
Após uma estreia do formato compacto deste São Brás Fashion on line, apresentado a 25 de julho, durante a Feira da Serra #Em Casa, o programa alternativo que o Município promoveu durante os dias em que deveria ter acontecido a 29.ª Feira da Serra (no último fim de semana de julho), a 2.ª fase do projeto avançou no dia 1 de agosto com a apresentação de 18 mini desfiles de moda individualizados para cada um dos 18 estabelecimentos participantes e que estão acessíveis através de computador, tablet, smartphone e televisão, bastando para o efeito aceder às redes sociais do município ou até aos perfis dos vários estabelecimentos envolvidos.
Alibi, Ange Boutik, Babaloo, Bijorta, Brás Ótica, Instituto Visual Sambrasense, Julie Boutique, Glamour, Loja Coelho, Ótica Catarino, Ótica Graciete, Ourivesaria Catarino, Peppy, Pronto a Vestir Tininha, Sapataria A Económica, Sapataria Zé, Sublime e Xanabus são os estabelecimentos participantes nesta iniciativa que leva o melhor do comércio local, a todos os espetadores, numa passadeira virtual, à distância de um clique!
Tal como em todas as anteriores edições também nesta edição digital, no seu formato compacto, convidámos a Escola de Dança Municipal a participar, o que muito agradecemos, e houve lugar ao espaço de revelação musical, que nesta ocasião coube ao tema original “Tema do Universo”, da autoria de Pedro Costa, com interpretação de Pedro Costa, Nuno Martins, Rui Santos e Tiago Graça.
“Este projeto alternativo integra o eixo de Apoio à Economia Local, um dos pilares do Plano de Ação – Fundo Municipal de Emergência, na sequência de um inúmero conjunto de medidas que têm sido lançadas pelo município, na procura de estimular os mais diversos setores económicos do concelho”, explica a vice-presidente, Marlene Guerreiro, responsável pelas pastas do comércio e do empreendedorismo na autarquia.
“Como as lojas não puderam subir à passerelle do São Brás Fashion, no Palco da Feira da Serra; o “São Brás Fashion” foi até às lojas num projeto que contou com o envolvimento de todo o comércio local, os setores de cabeleireiros e estética e uma vez com a participação entusiasta da nossa comunidade, com modelos amadores e voluntários com um desempenho exemplar”, acrescentou.
A produção deste São Brás Fashion e-edition esteve a cargo do Gabinete de Gestão Cultural e Eventos do Município, com a colaboração da ACRAL - Associação do Comércio e Serviços do Algarve, entidade parceira do município desde a 1.º edição do “São Brás Fashion”, em 2011, e com realização a cargo da empresa algarvia “Dar Que Falar”, a quem coube a autoria do conjunto de 19 vídeos que podem agora ser visualizados nas redes sociais do município.
Ana Fernandes, diretora da ACRAL, elogia a iniciativa do Município de São Brás de Alportel e todo o esforço no apoio ao comércio são-brasense que tem muita qualidade. Iniciativa que para Ana Fernandes será certamente um “empurrão” nomeadamente ao nível das vendas online e de encomendas.
“Num contexto em que o distanciamento social continua a ser aconselhado para ajudar a travar a pandemia, as vendas on-line estão a ganhar terreno a nível mundial, e o comércio são-brasense procura desta forma “dar cartas” neste novo panorama”, como refere o Presidente da Câmara Municipal, Vitor Guerreiro.
Por: CM São Brás de Alportel