A Comissão de Utentes do SNS em Portimão, realizará mais uma concentração junto ao Hospital de Portimão próxima QUARTA FEIRA, DIA 3 DE JULHO, pelas 10h30.
A luta não permitirá o encerramento da Pediatria.
 
Não ao Encerramento da Maternidade e Bloco de Partos em Portimão
 
A situação, que dura desde Fevereiro de 2023, quando nascer tinha data marcada, ou seja o encerramento da maternidade aos fins de semana, deu como esperávamos no esvaziamento de médidos nestes serviços.
Em Junho de 2023 já esta Comissão referia em comunicado que a operação nascer em segurança no SNS 2023, com encerramentos de maternidades, sendo uma delas a maternidade de Portimão era de facto um embuste.
 
Desde meados de Junho que não há pediatras no Hospital de Portimão.
 
Os serviços de Pediatria, internamento e urgências, Obstectrícia e Bloco de Partos não têm médidos especialistas, mas continua aberto. Como é que uma situação destas pode assegurar cuidadados às mães e filhos?
 
Após o plano de encerramentos aos fins de semana, projectam-se obras nas maternidades que obrigam ao seu encerramento.
Criaram aí pretexto para constrangimentos e limitações o que levou a que os serviços nunca mais fossem os mesmos com perda de capacidade de resposta.
Agora, estão abertos com falta de médicos. Já não se nasce nem se cuida de bebés e crianças no Hospital Portimão.
 
Voltamos, porque é sempre importante referir que este Hospital, em tempos de Hospital do Barlavento Algarvio, conquistava, pelas condições que tinha nestas valências, prémios e fama de ser um Hospital amigo dos bebés.
 
Não podemos permitir que se ande para trás ao nível dos cuidados de saúde públicos.
Mudou o Governo, propagandeáram-se anúncios que deixaram preocupações acrescidas nos utentes. O Algarve ser uma região pioneira num novo sistema local de Saúde com público, social e privado em articulação?!
 
O que os utentes constatam diáriamente são dificuldades ao acesso à saúde pública. Diríamos que esse novo sistema local de saúde é uma gravidez de risco. Os recém nascidos em Portimão já não serão utentes, serão clientes.
A luta dos utentes continuará, esta Comissão já fez vigílias/ concentrações à porta deste Hospital em defesa da Maternidade, do bloco de partos, do serviço de Pediatria, do serviço de ginecologia/obstetrícia, as duas últimas em Junho de 2024 e Fevereiro de 2024. Os problemas no hospital de Portimão, não são de agora.
Resultam da falta de investimento no SNS das últimas décadas e a transferência das verbas do orçamento do Estado para os serviços privados que este Governo quer prosseguir.
As mulheres, as crianças e toda a população não podem ficar reduzidos a uma maternidade no Hospital de Faro para meio milhão de habitantes.
Encerrar a Pediatria e a maternidade do Hospital de Portimão não é a solução.
 
A solução é a luta dos utentes e profissionais em defesa do Serviço Nacional de Saúde, da Maternidade e do Hospital de Portimão.
Esta maternidade e a Pediatria fazem falta e têm de se manter abertas, assim como os seus profissionais têm de aqui manter-se durante todo o ano.
 
TODOS AO HOSPITAL DE PORTIMÃO!
ENQUANTO O ATAQUE CONTINUAR NÓS VAMOS CÁ ESTAR!
 
 
 
Por: Utentes SNS