Estiveram presentes Saint-Thérese – Québec, Canadá; Dartmouth, Rehoboth, Bristol, New Bedford e Taunton – EUA; Lagoa-Algarve, Portugal (geminada desde 16 de janeiro de 2008) e Santa Cruz – Ilha de Santiago, Cabo Verde.
No primeiro dia teve lugar a Sessão Solene, no Cine Teatro Lagoense, em que a Presidente Cristina Mota saudou todos os presentes e falou detalhadamente das temáticas a abordar no Fórum. A seguir usou da palavra a Vereadora da Câmara de Lagoa com o pelouro das Geminações, Anabela Rocha, que referiu a importância do evento.
Foi feita a apresentação das várias cidades geminadas com Lagoa-Açores, em que usou da palavra o Vereador Luís Encarnação, que detém o pelouro do Desenvolvimento Económico, realçando as caraterísticas únicas do Concelho, dos aspetos naturais, do turismo, do bom vinho que atualmente se produz e de novos investimentos neste setor tão importante, enaltecendo o nosso património, as nossas tradições, a boa comida e a hospitalidade tão característica de todos os lagoenses. A intervenção terminou com a apresentação do novo vídeo promocional do Concelho de Lagoa, na sua versão em inglês para que todas as comitivas a ele tivessem acesso.
De 19 a 25 de junho esteve patente, nos Paços do Concelho de Lagoa-Açores, uma exposição temática sobre o Concelho de Lagoa, a sua atividade municipal e os projetos e programas mais relevantes nas diversas áreas abordadas no Fórum.
Em representação da Assembleia Municipal de Lagoa, o seu Presidente Águas da Cruz foi entrevistado para o “Diário de Lagoa” e para a TSF/Açores tendo referido que “Temos muita honra por participar neste Fórum, nesta bela iniciativa do Município dos Açores, na certeza de que isto é profícuo para o Município dos Açores e para os Municípios e cidades irmãs”, salientando que este Fórum permitiu criar laços de amizade com as diversas geminações. Por outro lado, referiu o notório desenvolvimento nos Açores, nos últimos anos, nomeadamente com uma grande preocupação por parte do Governo Regional no que toca à educação, ciência e turismo.
O primeiro Jantar Algarvio – que juntou as duas cidades irmãs, Lagoa-Algarve e Lagoa-Açores, no Porto dos Carneiros, no dia 21 – apresentou xerém, cataplana de peixe, bolo de amêndoa e gila, acompanhado pelo bom vinho de Lagoa-Algarve e a música e dança dos grupos tradicionais Fonte Nova e Rancho Folclórico do Calvário e permitiu dar a conhecer aos açorianos a gastronomia e tradições musicais do Algarve, naquele que foi um verdadeiro momento de união e partilha.
Convém realçar que o jantar que Lagoa levou a terras açorianas foi confecionado com produtos fornecidos pela Câmara de Lagoa-Açores, à exceção da farinha de milho para o xerém (papas de milho), que obedecia a uma moagem especial assim como a amêndoa e o doce de gila, que foram transportados de Lagoa-Algarve.
De Lagoa-Algarve foi também um grupo de cozinheiras e doceiras do Agrupamento de Escolas ESPAMOL – Clementina Pires, Fernanda Rita, Eduarda Cristina Cruz e Fátima Espírito Santo e do Agrupamento de Escolas Rio Arade – Ivone Pinto, Maria de Deus Granadeiro, Madalena Gaio, Madalena Aleixo e Dulce Santos, cujo desempenho foi de tal forma elogiado pelos convivas que foi capa e objeto de reportagem no Jornal “Correio dos Açores” na sua edição de 23 de junho.
No dia 22, a seguir ao jantar da comitiva, foi realizado um Workshop de Doce Fino Regional por Clementina Pires e Fernanda Rita, em que todos os participantes tiveram oportunidade de confecionar a sua própria sobremesa, numa partilha de conhecimento e de interatividade, com um doce diferente, com elevado grau de confeção devido à forma como é tradicionalmente apresentado. Foi um momento de grande descontração entre os elementos dos diversos países, em especial dos Estados Unidos, Canadá e Cabo Verde, entre risos e gargalhadas, em que cada um trabalhava a massapão tentando dar-lhe uma forma convincente por entre pinceladas de várias cores.
Este Fórum permitiu a troca de ideias e a partilha de conhecimentos e projetos, e os vários Técnicos da Câmara de Lagoa-Algarve das áreas da Educação, Cultura, Ação Social, Desporto e Juventude – que integravam a comitiva oficial – tiveram a oportunidade de constatar o que é feito em Lagoa-Açores e trocar impressões com as comitivas dos Estados Unidos, Canadá e Cabo Verde, sobre as temáticas abordadas.
Durante todo o fim de semana, de 23 a 25 de junho, puderam interagir com a realidade açoriana, com as suas tradições religiosas e populares, durante as Festas do Divino Espírito Santo do Império de São Pedro, em Água de Pau. De recordar que Lagoa-Algarve realizou a 21 e 22 de maio de 2016 uma recreação desta importante festa açoriana, com o apoio da Paróquia e uma forte participação popular.
Como resultado deste Fórum, Lagoa-Algarve receberá, em setembro, uma comitiva de 16 pessoas dos Estados Unidos, de forma a dar a conhecer a realidade do nosso Concelho e as suas tradições e potencialidades económicas, no sentido de captar investimento estrangeiro.
Por: CM Lagoa