23 de abril | Auditório Carlos do Carmo | Lagoa

Integrado nas comemorações do 25 de Abril, Dia da Liberdade, o Auditório Carlos do Carmo recebe concerto “Liberdades” pela Orquestra de Jazz do Algarve.

No próximo dia 23 de abril, pelas 19h00, sobe ao palco do Auditório Carlos do Carmo a Orquestra de Jazz do Algarve, para apresentar o concerto “Liberdades”. O espetáculo conta ainda com as participações das cantoras Ana Laíns e Ana “Cherry” Caldeira.

Os bilhetes têm um custo de €8 (20% desconto com passaporte cultural, cartão Lagoa Social ou Rota do Petisco) e poderão ser adquiridos, preferencialmente online na página de internet da Ticketline , ou em alternativa no Auditório Carlos do Carmo e Balcão Único.

Sinopse: Liberdades é um programa que salta de um desafio, num momento temporal onde muitos de nós se esquecem daquilo que é a Liberdade e dos seus limites, do que isso implica afinal em todas as nossas vidas e momentos. O 25 de Abril de 1974 é a data mais recente da História de Portugal, da mais recente Liberdade do nosso País, mas, porque o conceito é muito mais lato, decidimos assim fazer uma ponte e uma fusão a vários níveis. Se por um lado temos os incontornáveis “E Depois do Adeus”, ou “Pedra Filosofal”, também pelo Mundo teremos um “Bella Ciao”, ou um “Blowing In The Wind”. Fundimos assim vários autores, de Zeca Afonso a Paulo de Carvalho, Manuel Freire, Bob Dylan, John Lennon ou Bob Marley, entre outros. Todos aqui reunidos nas suas visões sobre Liberdade, ou das várias Liberdades.

As orquestrações para este programa vêm de vários orquestradores selecionados, de outras tantos Países como o Reino Unido, Itália, Estados Unidos da América, Alemanha ou Islândia. Mantendo o Jazz como linguagem Universal e de fundo, vamos poder escutar a leitura de cada um deles sobre os temas musicais selecionados, não deixando de respeitar aquilo que são. Um desafio enorme, mantendo todas as Liberdades artísticas.

Para dar forma a toda esta fusão Jazz-Liberdade, não fosse o Jazz per si também isso, juntamos duas vozes nacionais: se Ana Laíns não necessita de grandes apresentações, e dará voz aqueles que são os temas nacionais, já a emergente, Ana “Cherry” Caldeira presta a sua voz aos temas internacionais. Os duetos são, claro, inevitáveis, e marcarão também este programa. Liberdades!

O espetáculo, realizar-se-á cumprindo com todas as normas da Direção Geral de Saúde (DGS), nomeadamente a lotação de apenas 50% da sala (com lugares intercalados), dispensadores de gel desinfetante, sinalização de espaços interiores e exteriores, indicação das regras de higiene, uso obrigatório de máscara, distanciamento social, entre outras normas exigidas por lei.

A cultura é segura e espera por si.

Mais liberdade, maior responsabilidade! Todos os cuidados são poucos.

 

Por: CM Lagoa