Lagoa vai, assim, acolher este Encontro de Fotografia com o objetivo de divulgar o Algarve - com a área territorial de mais de 5.000 km2 - e Lagoa, já reconhecida como uma terra de surpreendentes contrastes dada a sua riqueza histórica, climática, geológica, demográfica, socioeconómica, paisagística, com projetos para um futuro próximo que a todos sirva, objetivo que tem vindo a ser a preocupação política e solidária do executivo municipal liderado por Francisco Martins.
Este ano, haverá na programação duas novidades: uma residência/workshop de formação avançada e o Algarve Photo Fair, uma exposição coletiva/venda de fotografia de autor.
Para além da Exposição retrospetiva, o Concurso Internacional de Fotografia “Terra Algarvia - no rumo da identidade”, explora toda a temática da identidade e da cidadania da região, através de fotografias a cores e/ou a preto e branco, analógicas ou digitais, do passado ou atuais (cinco fotografias por cada concorrente).
O Concurso, que deixa margem para toda a criatividade - devendo cada portefólio ter um contributo para dar a conhecer a identidade da terra algarvia - terá um total de 1.500 € em prémios (1º prémio + 3 menções honrosas). O regulamento detalhado será divulgado em março, a submissão de portefólios decorrerá de maio a setembro, sendo os resultados divulgados em setembro.
Temos a consciência de que se trata de uma importante exposição que pretende ser uma retrospetiva fotográfica sobre o Algarve.
Informações atualizadas irão sendo colocadas no Facebook da iniciativa (www.Fb.com/encontrosfotografialagoa) e do Município de Lagoa (www.Fb.com/municipio.lagoa), e também no site do Município de Lagoa (www.cm-lagoa.pt).
Por CM Lagoa