Os primeiros dias de vida do recém-nascido podem ser desafiantes, tanto para o próprio bebé como para os novos pais, uma vez que existe todo um novo mundo ao qual se têm de ambientar.

As Conversas com Barriguinhas organizam duas sessões online para ajudar os futuros pais a lidar com esta fase de adaptação. As inscrições gratuitas estão disponíveis na plataforma e dão acesso a descontos dos parceiros da iniciativa.

Para os pais, por vezes é difícil identificar quando existem problemas de saúde com o seu bebé. Por isso, a enfermeira especialista em Reabilitação Respiratória Luciana Rodrigues vai estar presente na sessão de dia 14 de fevereiro, pelas 17 horas, para ajudar a identificar sinais de dificuldades respiratórias nos pequenos.

A amamentação, além de ser um momento muito íntimo e especial entre a mãe e o recém-nascido, é também muito importante para o desenvolvimento do bebé. Mas uma série de dificuldades sentidas pelas mães nesse momento, como a pega incorreta da mama pelo bebé, podem tornar-se obstáculos à amamentação. Para informar as mães sobre possíveis incómodos e respetivas soluções, a enfermeira e conselheira em Aleitamento Materno Raquel Fonseca vai abordar cinco desafios comuns.

Já no dia 16 de fevereiro, pelas 17 horas, a adaptação do recém-nascido à vida extrauterina estará em foco na sessão com a enfermeira especialista em Saúde Materna e Obstetrícia Conceição Santa-Martha, que abordará também a clampagem tardia do cordão umbilical.

Durante a gravidez, é importante que a gestante se mantenha ativa. Como tal, para promover o movimento da grávida, a personal trainer Sandra Sousa vai dar uma aula de fitball adaptada à gravidez.

A Crioestaminal vai marcar também presença, nas duas sessões online, com uma conselheira em células estaminais da Crioestaminal para dar a conhecer o valor terapêutico das células estaminais do cordão umbilical do bebé e os benefícios de as guardar para a sua saúde futura.