2 Algarvios hoje no pódio do 32.º Grande Prémio do Minho Daniel Lima e Noah Campos

Daniel Lima (Bairrada) ganhou hoje a primeira etapa do Grande Prémio do Minho, uma prova de 74 quilómetros, com partida e chegada em Oliveira Santa Maria, Vila Nova de Famalicão.

 

A corrida começou a definir-se ainda antes de percorridos dez quilómetros, altura em que sete ciclistas saíram do pelotão para formarem a frente de corrida: Tiago Nunes (Silva & Vinha/ADRAP/Sentir Penafiel), António Morgado, Rúben Rodrigues, Daniel Lima e Gonçalo Tavares (Bairrada), Daniel Jorge (Póvoa Cycling Academy/CDC Navais) e Tiago Santos (Alcobaça CC/Crédito Agrícola).

O passar dos quilómetros levou ao habitual domínio da Bairrada, com os corredores desta equipa a destacarem-se da concorrência e a vencerem o que encontraram por diante: primeiro as metas volantes e o prémio de montanha e, por fim, a própria etapa.

Num traçado sem grandes dificuldades montanhosas, mas com a corrida a disputar-se sob um calor intenso, António Morgado, Gonçalo Tavares e Daniel Lima deixaram todos os outros corredores para trás.

O trio cortou a meta ao fim de 1h53m38s de corrida, com Daniel Lima a passar na frente, seguido por Morgado e por Tavares. O quarto foi mais um corredor da Bairrada, Rúben Rodrigues, a 6m32s. O primeiro ciclista de outra equipa foi Tiago Santos, que gastou mais 8m25s do que o vencedor e assumiu o comando da geral dos juniores de primeiro ano.

Sem bonificações, a classificação geral reflete fielmente o resultado da etapa. Daniel Lima acumula a geral com a classificação dos pontos. Gonçalo Tavares é o primeiro na tabela dos trepadores. Noah Campos (Landeiro/KTM/Matias & Araújo/Frulact) é o melhor corredor das equipas minhotas. A Bairrada comanda por equipas.

A segunda etapa, neste sábado, desloca a caravana para o concelho de Guimarães. Azurém é o local de partida e chegada. O percurso, com 86 quilómetros, inclui dois prémios de montanha de primeira categoria, na Gonça (km 49,6) e na Penha (km 61,7), locais onde a triagem de valores será uma realidade. A partida está marcada para as 12h40, prevendo-se a chegada para as 15h15.