O português David Rosa (Liberty Seguros/Movefree) e a brasileira Raiza Henrique ganharam hoje as corridas de elite da quinta prova pontuável para a Taça de Portugal Liberty Seguros de Cross Country Olímpico (XCO), disputada em Oliveira de Azeméis e também pontuável para o ranking internacional.

A competição masculina terminou ao sprint entre David Rosa e Tiago Ferreira (Team Protek), com triunfo do olímpico luso, com 2 segundos de vantagem. O terceiro classificado foi Ricardo Marinheiro, a 42 segundos do vencedor. Com esta vitória David Rosa reforçou a liderança da geral da Taça.

A prova feminina foi dominada pelas brasileiras, que ocuparam as duas primeiras posições. Raiza Henrique triunfou com 1m42s de vantagem sobre a compatriota Isabella Lacerda. A estoniana Maaris Meier (Saertex Portugal/Edaetech) fechou o pódio, a 6m08s da primeira, cimentando o comando da geral.

Kevin Oliveira impôs-se entre os juniores e passou para a frente na geral. Na mesma categoria, mas em femininos, a vitória foi para Ana Silvestre (Atlantic Service/Clube Xelb), mas Desiree Castro (Quinta das Arcas/Interdesign/Xarão), quarta classificada, conservou a liderança na geral da Taça.

João Rocha (Rodabike/ACRG/Gondomar) e Inês Raimundo (Atlantic Service/Clube Xelb) impuseram-se em cadetes. Nas categorias de veterano os triunfos foram para o master 30 Marco Sousa (Róódinhas/Santos Silva), para o master 40 António Sousa (Quinta das Arcas/Interdesign/Xarão), para o master 50 António Silva (Saertex Portugal/Edaetech Portugal) e para a feminina Teresa Fernandes (Atlantic Service/Clube Xelb). Por equipas ganhou o Atlantic Service/Clube Xelb.

A corrida de Oliveira de Azeméis também pontuou para a Taça de Portugal de Paraciclismo, disputada por atletas com deficiência auditiva. Nesta classe ganhou Fábio Luiz (Anipura/OxiNutrition/BlackJack). 

A Taça de Portugal Liberty Seguros de XCO termina no dia 12 de outubro, em Seia, com a disputa de uma corrida de classe 2 internacional.

 

Por: Federação Portuguesa de Ciclismo