“Pretendo fazer dieta e tenho ouvido falar nas dietas detox, serão uma boa opção para emagrecer?”

A DECO INFORMA…

As dietas detox tornaram-se um fenómeno global quando as celebridades de Hollywood adoptaram o método para perder peso. Mas há quem faça este regime apenas para desintoxicar o organismo, como elixir de beleza ou para dar energia. Existem algumas vantagens, pois promove o consumo de fruta e legumes e a hidratação do organismo. Mas é uma dieta restritiva, que compromete o equilíbrio nutricional e o estado de saúde se for seguida por muito tempo. 

Para emagrecer de forma saudável, siga as nossas dicas. Procure acompanhamento médico caso tenha alguma doença, como diabetes ou doença de Crohn.

O termo detox é uma abreviatura de desintoxicante, aplicado às dietas adoptadas para perder peso através da limpeza do organismo. Mas é usado erradamente. O único processo de desintoxicação que existe no nosso organismo é desempenhado essencialmente pelo fígado. Além disso, os produtos usados nestas dietas não identificam clara nem cientificamente que substâncias são eliminadas. 

As dietas detox prometem facilitar a eliminação de toxinas e outras substâncias nocivas para o organismo. Perder peso, recuperar o equilíbrio do corpo e da mente, melhorar a pele e o cabelo são outras aspirações. Mas são regimes altamente restritivos, pois eliminam os hidratos de carbono, a carne, o peixe e o leite (embora alguns não excluam os iogurtes). Geralmente, estes alimentos são substituídos por fruta e legumes, consumidos essencialmente sob a forma de sumos, batidos e sopas. Os sumos são feitos à base de fruta, vegetais crus e legumes. Podem ainda incluir sementes, algas e chás.

Com as dietas detox, não perdemos gordura, mas sim massa muscular, uma vez que há períodos de jejum prolongados. A desintoxicação do nosso organismo é assegurada sobretudo pelo fígado.