A ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, visitou no passado dia 25 de novembro o Complexo Desportivo de Alvor, na companhia da presidente da Câmara de Portimão, Isilda Gomes, tendo visto as obras em curso, destinadas a beneficiar a eficiência energética deste equipamento municipal.

Inaugurado em 2001, a construção do Complexo Desportivo de Alvor obedeceu a requisitos energéticos que já não se coadunam com as exigências e preocupações atuais, pelo que as instalações estão a ser adaptadas no sentido de alterar os seus padrões de consumo, passando do certificado energético B- para a categoria A+.

Nesse sentido, o Município de Portimão apresentou uma candidatura ao CRESC ALGARVE 2020, sendo de 751.911,30 euros o investimento total da operação, dos quais 446.817,50 euros cabem ao Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), um dos principais instrumentos financeiros da política de coesão da União Europeia.

As obras, iniciadas em 17 de outubro passado e com a duração prevista de 120 dias, contemplam a substituição de vãos envidraçados por vãos de elevadas prestações e a substituição das caldeiras por sistemas de bombas de calor, sendo umas para a piscina e outras de alta temperatura para apoio ao aquecimento de ar e água quente.

Também terá lugar a remodelação do sistema hidráulico da central térmica para maximizar o aproveitamento do sistema solar e a desumidificação do ar da nave da piscina, substituição de chuveiros e misturadoras dos balneários, além da instalação de sistema fotovoltaico para autoconsumo e de sistema de gestão técnica centralizada.

Após a realização das obras, verificar-se-á a redução de 43 845kWh no consumo de eletricidade e de cem por cento no consumo de gás natural, de onde resultará uma poupança anual de 34.333,10 euros.

Enquanto durarem os trabalhos, os 1080 utentes semanais deste equipamento municipal deverão aceder ao Complexo Desportivo de Alvor pelo portão nascente, junto ao parque de fitness workout.