O galego Delio Fernandez (OFM-Quinta da Lixa) conquistou hoje a 37.ª edição do Troféu Joaquim Agostinho – GP Internacional de Torres Vedras, sendo o quinto classificado na terceira e última etapa, ganha pelo checo Karel Hnik (Ettix), no Alto da Carvoeira, depois de percorridos 164 quilómetros, desde S. Martinho do Porto.

Numa viagem de permanentes ataques e contra-ataques, foi um esticão dado a 800 metros da meta que decidiu a tirada. Foi nessa altura que Karel Hnik deixou para trás o que restava do pelotão, nas duras rampas da Carvoeira, para se impor em solitário. O segundo classificado foi Jordi Simon (Team Ecuador) e o terceiro César Fonte (Rádio Popular), ambos a 5 segundos do vencedor.

Esta foi a segunda vitória de Karel Hnik em Portugal na presente temporada, depois do triunfo na quarta etapa da Volta ao Alentejo. “Gosto de correr em Portugal, onde há bom tempo e os percursos são interessantes. Sou um corredor que se adapta bem à média montanha, por isso, experimentei a minha sorte a 800 metros da chegada e consegui chegar em primeiro”, explicou o corredor da Ettix, equipa satélite da Omega Pharma, confessando que vai “trabalhar nas próximas corridas para tentar dar o salto para a Omega na próxima época”.

O galego Delio Fernandez controlou os principais adversários e conseguiu suceder ao colega de equipa Eduard Prades no palmarés desta competição. Victor de La Parte (Efapel-Glassdrive) foi o segundo, a 10 segundos, e Edgar Pinto (LA Alumínios-Antarte) ficou na posição imediata, a 13 segundos.

“Estou emocionado porque foi uma vitória muito esperada, porque sofri algumas quedas no início da época que me impediram de lutar por algumas corridas que tinha traçado como objetivos a alcançar. Estou feliz com esta vitória, num ano que não tem sido nada fácil. Dedico-a aos meus colegas de equipa, aos meus amigos e à minha família, que têm sofrido tanto como eu”, disse Delio Fernandez.

O espanhol Jordi Simon conquistou a classificação por pontos, o compatriota Alberto Gallego (Rádio Popular) foi coroado rei dos trepadores e outro corredor nascido em Espanha, Raul Alarcón (Louletano-Dunas Douradas), leva para casa a camisola das metas volantes. O melhor jovem foi Kirill Sveshnikov (Lokosphinx). A 4-72 Colombia venceu por equipas.

 

Classificações

3.ª Etapa: S. Martinho do Porto - Parque Eólico da Carvoeira, 164 km

1.º Karel Hnik (Ettix), 4h04m24s (Média: 40,262 km/h)

2.º Jordi Simon (Team Ecuador), a 5s

3.º César Fonte (Rádio Popular), mt

4.º Edgar Pinto (LA Alumínios-antarte), mt

5.º Delio Fernandez (OFM-Quinta da Lixa), mt

6.º Higinio Fernandez (Team Ecuador), mt

7.º Frederico Figueiredo (Rádio Popular), mt

8.º Kirill Sveshnikov (Lokosphinx), a 11s

9.º Thomas Lebas (Bridgestone Anchor), mt

10.º Hernâni Broco (Louletano-Dunas Douradas), mt

 

Geral Individual

1.º Delio Fernandez (OFM-Quinta da Lixa), 12h17m06s

2.º Victor de La Parte (Efapel-Glassdrive), a 10s

3.º Edgar Pinto (LA Alumínios-Antarte), a 13s

4.º Karel Hnik (Ettix), a 38s

5.º César Fonte (Rádio Popular), a 40s

6.º kirill Sveshnikov (Lokosphinx), a 48s

7.º Hernâni Broco (Louletano-Dunas Douradas), a 51s

8.º Sérgio Sousa (Efapel-Glassdrive), a 53s

9.º Frederico Figueiredo (Rádio Popular), a 59s

10.º Higinio Fernandez (Team Ecuador), a 1m04s

 

 

Por: Federação Portuguesa de Ciclismo