Os socialistas garantem que não é bem assim. “As obras estiveram paradas, demasiado tempo paradas, porque governo anterior parou as obras e não concluiu negociação da concessão”, atestam. “Teve que ser este governo a concluir negociação já este ano e, dessa forma, possibilitar a continuação e a conclusão das obras”.
Os parlamentares asseguram ainda que, desde que este governo está em funções, “as obras têm avançado a bom ritmo, com interrupções no verão, de forma a não prejudicar o turismo e a economia da região”. E apresentam números. “A verdade é que cerca de 94 por cento do investimento para esta concessão já foi concretizado graças ao ritmo imprimido por este governo”.
Das obras já concluídas destaca-se a requalificação integral do troço entre Vila do Bispo e Lagos, numa extensão de 20 quilómetros, e a construção das variantes de Lagos, do Troto e, mais recentemente, de Faro. Quanto ao estado em que as obras se encontram, os socialistas lembram que ainda a semana passada a concessionária emitiu um comunicado em que refere que em alguns troços em requalificação houve necessidade de reprogramar as intervenções, devido, nomeadamente, à multiplicidade de entidades envolvidas nos projetos – águas, saneamento básico, telecomunicações, -, processos administrativos relacionados com expropriações e necessidade de tratamento de vestígios arqueológicos.
“Devido ao empenho do atual Governo foi possível concluir a negociação e, assim, mandatar a IP para avançar com as obras no troço que fica a seu cargo, entre Olhão e Vila Real de Santo António e como já foi noticiado, os estudos estão finalmente a sair da gaveta e a ir a concurso”, prosseguem.
“Finalmente está-se a caminho de concretizar a melhoria global da EN 125, tão desejada e merecida por todos os algarvios e pela qual o PS se tem batido”, concluem.
Por: PS Parlamento