No âmbito de uma investigação a cargo do Departamento de Investigação e Ação Penal de Faro, que decorria desde setembro, a GNR deteve estes indivíduos que constituíam um grupo suspeito de ser pelo furto de cerca de 40 veículos provenientes de empresas de rent-a-car e de aluguer de autocaravanas, bem como de oficinas de reparação de veículos, tendo sido recuperados, ao longo da investigação, 22 veículos furtados. Existe ainda a suspeita que alguns dos veículos foram levados para Espanha ostentando matrículas falsas.
A investigação culminou com a realização de uma operação policial nos concelhos de Olhão e de Tavira, dando-se cumprimento a quatro mandados de detenção e a doze mandados de busca, dos quais quatro a residências, dois a empresas e seis a veículos, resultando na apreensão de:
· Nove veículos, destes cinco eram furtados;
· Uma autocaravana furtada;
· Um veículo desmantelado furtado;
· Diversas chaves e documentação de veículos;
· Várias chapas de matrícula, nacionais e estrangeiras;
· Diversas ferramentas elétricas;
· 137 doses de haxixe;
· Dez doses de cannabis;
· Dois moinhos de trituração de estupefaciente;
· Uma balança digital;
· Vários passa-montanhas e luvas;
· Duas câmaras de videovigilância;
· Dois walkie-talkie;
· Uma catana;
· Um taco de baseball;
· Nove telemóveis;
· 1 540 euros em numerário.
Os indivíduos são ainda suspeitos de terem realizado um roubo na via pública e de traficarem estupefacientes na zona algarvia.
No âmbito do processo foi ainda constituído arguido um homem, de 55 anos, pelo crime de recetação.
Os detidos estão, neste momento, a ser presentes ao Tribunal Judicial de Faro.
O material apreendido estará exposto para recolha de imagens nas instalações do Posto Territorial de São Brás de Alportel, sito no sítio da Calçada, E.N. 270 - São Brás de Alportel (37.153130, -7.896968), a partir das 15:30 horas do dia de hoje, estando presente no local o Oficial de Comunicação e Relações Públicas do Comando Territorial de Faro, major Paulo Santos, para efetuar reportagem e prestar esclarecimentos.
Por: GNR Faro