Neste contexto, integrado no programa “Passeios na História de Tavira” e do Dia Nacional dos Azulejo (passado dia 06), realiza-se, no dia 17 de maio, pelas 10h30, a visita guiada às fachadas azulejadas de Tavira, sob a orientação de Ricardo Louro (Técnico Superior do Museu Municipal). Esta possibilita a observação atenta de alguns padrões de azulejos que revestem as fachadas das casas tavirenses.
Na transição do século XIX para o século XX, o azulejo ganha um novo protagonismo na arquitetura portuguesa, tornando-se visível nas fachadas ricamente decoradas com padrões cerâmicos. Este movimento, iniciado em Lisboa e no Porto, espalhou-se, progressivamente, por várias cidades e vilas do país.
Tavira acompanha esta transformação com a proliferação de fachadas decoradas em casas, geralmente compostas por rés-do-chão e primeiro andar. Estas construções são frequentemente enriquecidas não só com azulejos, mas também com outros elementos cerâmicos decorativos, como balaústres e vasos, que embelezam as ruas e valorizam o património edificado da cidade.
Os interessados em participar, no máximo de 30 pessoas, deverão inscrever-se até ao dia 15 de maio, através do link: https://forms.gle/PHr84DJ356MttcVG6
+ Info:
Divisão de Turismo, Património e Museus
Tel.: 281 320 545/568
E-mail: museumtavira@gmail.com
Ainda, no dia 17, entre as 14h00 e as 16h00, o Museu Municipal de Tavira | Palácio da Galeria convida famílias com crianças (06 – 12 anos) a participarem na oficina criativa “Câmara Escura”.
Inspirada na obra da artista Lourdes de Castro, presente na exposição "Chuva de Verão", esta atividade explora o mundo das sombras e da luz. A sombra é o conceito central no trabalho desta artista portuguesa que utiliza sombras recortadas, projetadas e teatros de sombras como formas de expressão artística.
Nesta atividade, os participantes têm a oportunidade de construir a sua própria "Câmara Escura" - uma caixa mágica que permite capturar silhuetas do mundo ao redor. Este mecanismo, que representa a primeira grande descoberta que levou ao desenvolvimento da fotografia, pretende proporcionar uma experiência educativa e lúdica para toda a família.
Os interessados em participar, mínimo de 4 e máximo de 10, devem inscrever-se, gratuitamente, através do link: https://forms.gle/5HSWna2GkDfMMcKCA
Estas atividades inserem-se no programa de celebração do Dia Internacional dos Museus que incluem diversas iniciativas, ao longo da segunda quinzena de maio, nomeadamente:
Dia 24 | 17h30
Ermida de São Roque
Inauguração da exposição “Serviço de Apoio Ambulatório Local”
Obra de Ana Vidigal, Ângela Ferreira, Nuno Nunes-Ferreira e Susana Mendes Silva
Curadoria de Hugo Dinis
Dia 25 maio | 15h30
Santo Estêvão, Estiramantens
“Cabaz da Terra” – Visita à melaria do produtor Alexandre Nascimento
Inscrição obrigatória
O programa completo pode ser consultado no website do Museu Municipal: www.museumunicipaldetavira.cm-tavira.pt