A Diabetes Mellitus (DM) é uma doença metabólica crónica caracterizada por níveis elevados de glicose no sangue - hiperglicemia. Ao longo do tempo, os níveis elevados de glicose no sangue levam a lesões em vários órgãos, como coração, olhos, rins e nervos. Segundo a Federação Internacional da Diabetes, em 2021, existiam 537 milhões de adultos no mundo com diagnóstico de DM e prevê-se que em 2030 existam 643 milhões. Segundo dados do Observatório Nacional da Diabetes, em 2021 cerca de 13,3% da população portuguesa entre os 20 e os 79 anos de idade tinha diagnóstico de DM. Estima-se que em 2021, aproximadamente 6,7 milhões de adultos no mundo tenham morrido em consequência da DM ou das suas complicações.
Existem vários tipos de DM: a DM tipo 1 é caracterizada pela deficiente produção de insulina (hormona responsável pela redução da glicose no sangue) pelo pâncreas e é a mais comum na infância; a DM tipo 2 caracteriza-se pela utilização indevida da insulina pelo organismo e é o tipo de DM mais comum nos adultos.
Na maioria das pessoas a DM é assintomática; quando apresenta sintomas, os mais comuns são: aumento da frequência urinária, aumento da sede e aumento do apetite. O diagnóstico desta doença é feito através de análises ao sangue. O tratamento e a prevenção das suas complicações baseiam-se na adoção de um estilo de vida saudável, com alimentação equilibrada e prática de exercício físico regular, o que implica um grande envolvimento do utente. Se essas medidas não se mostrarem eficazes será necessário iniciar medicação, de acordo com indicação médica.
A DM é uma das principais causas de cegueira, insuficiência renal, doenças cardio e cerebrovasculares e amputações no mundo. Siga as instruções do seu médico de forma a manter um bom controlo da sua doença.
A sua opinião é importante para nós: https://forms.gle/U3g858S1hArvFW3C6