Ao fim do primeiro dia os dois velejadores lusos encontravam-se em terceiro lugar, após duas regatas, apenas atrás de duas duplas asiáticas, mas desceram agora dois lugares, embora com os mesmos pontos do terceiro, queda essa que o proa Manuel Macedo explica com o facto de a primeira regata “ter corrido mal”.
“Partimos para a segunda regata com a cabeça limpa e conseguimos um sexto lugar, o que nos permite continuar a lutar pelas medalhas”, contou, por sua vez, Diogo Pereira.
No setor feminino, as portuguesas Teresa Camelo e Helena Oliveira continuam em 19.º lugar, enquanto que na luta pelas medalhas as germânicas Theres Dahnke e Birte Winkel trocaram de posição com as espanholas Silvia Mas Depares e Marta Davila Mateu, ficando o terceiro lugar para as favoritas Nadja Horwitz e Carmina Malsch, do Chile.
Na classe Laser Radial, o dia não correu bem a Santiago Sampaio, o qual, após duas regatas na segunda metade da frota, desceu para o 28.º lugar. Carolina João começou melhor do que acabou, obtendo um nono lugar na primeira regata e um 35.º na segunda, o que lhe permitiu subir uma posição, sendo 15.ª da geral, após quatro regatas.
Nos catamarans, os portugueses Vasco Rocha e Salvador Taveira apresentaram-se em bom plano com três regatas no top 10, subindo à 13.ª posição da geral, ao fim de seis regatas.
Na classe 29er, a dupla portuguesa Francisco Maia/Rui Oliveira desceu quatro posições e é agora 20.ª da geral.
Nas pranchas masculinas, o português Frederico Rodrigues é 21.º, numa classe liderada pelo israelita Yael Paz, seguido pelo russo Evgenii Aivazian (RUS) e pelo italiano Mattia Camboni.
O campeonato do mundo de vela da juventude decorre desde segunda-feira até sábado, em Tavira.
Por:Lusa
Foto: FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE VELA