Hoje, pelas 16h30, decorrerá, no Centro Cultural de Belém, em Lisboa, uma Conferência de Imprensa, onde será divulgada a «short-list» das cidades portuguesas que passarão à fase final da competição a Capital Europeia da Cultura 2027.
O nosso jornal esteve à conversa com Isadora Justo, à margem da apresentação do projeto na Feira de Santa Iria, no passado mês de outubro, que nos explicou que «é essencial que a cultura seja um motor de desenvolvimento do território, a nível económico, social e ambiental».
«A ideia [do projeto foi] valorizar e resolver problemas através da cultura que às vezes temos dificuldade de assumir que o Algarve tem», acrescentou a integrante da equipa. Apesar da candidatura ser do Município de Faro, a equipa quer «chegar a todo o Algarve».
Combater a pobreza e o desemprego jovem, melhorar as questões habitacionais e ambientais e olhar com mais atenção para as alterações climáticas, são aspetos que a campanha «Marafados Para Ganhar» não deixou de fora. «Queremos que o território se desenvolva tendo em conta a solução destes problemas», frisou Isadora Justo na altura.
Por: Filipe Vilhena