Apesar de uma uniformização do tamanho da bagagem de cabine, decidida no âmbito da associação Airlines for Europe (A4E), a easyJet vai continuar a permitir que os seus passageiros transportem gratuitamente um item pessoal com uma «medida mais generosa».
A easyJet anunciou na terça-feira, 8 de julho, que vai permitir que os passageiros continuem a transportar consigo, na cabine, uma mala com uma “dimensão máxima de 45 x 36 x 20 cm (incluindo pegas e rodas) e um peso máximo de 15 kg”, apesar da uniformização alcançada na semana passada, no âmbito da associação Airlines for Europe (A4E).
“Saudamos a uniformização do tamanho garantido para o “artigo pessoal” da bagagem de cabine que foi acordado entre as companhias aéreas europeias. Embora a easyJet já disponha de uma medida mais generosa, que se manterá, acreditamos que esta medida irá esclarecer os consumidores sobre o tamanho mínimo da bagagem que podem levar quando viajam em qualquer companhia aérea membro da associação”, indica a easyJet, numa nota divulgada esta terça-feira, 8 de julho.
Apesar da uniformização, decidida entre as companhias aéreas associadas da A4E e que estipula que as medidas máximas do item pessoal passam a ser de 40x30x15 cm, incluindo pegas e rodas, a easyJet diz que todos os seus “passageiros podem continuar a levar gratuitamente para bordo uma mala de cabina por pessoa, com uma dimensão máxima de 45 x 36 x 20 cm (incluindo pegas e rodas) e um peso máximo de 15 kg”.
Recorde-se que o item pessoal é a bagagem que os passageiros podem levar consigo, gratuitamente, na cabine e que deve ser colocada debaixo do assento da frente, que passa a ter as medidas 40 × 30 × 15 cm para as companhias aéreas associadas da A4E.
TAP, Lufthansa, Air France, KLM ou easyJet são algumas das companhias aéreas associadas da A4E que operam em Portugal e que passam a permitir o transporte gratuito de um item pessoal de bagagem na cabine, numa medida que deverá entrar em vigor até ao final do verão de 2025.
Por: Publituris