O deputado Rui Cristina, que anunciou na segunda-feira a sua desvinculação do PSD e passagem à condição de independente no parlamento, vai ser o cabeça de lista do Chega por Évora, indicou à Lusa fonte oficial daquele partido.

Na segunda-feira, o deputado Rui Cristina anunciou a saída do PSD, alegando que a liderança de Luís Montenegro só está preocupada com "ajustes de contas internos".

Na sequência deste anúncio, vários órgãos de comunicação social noticiaram que seria candidato pelo Chega, mas em declarações à Lusa Rui Cristina, militante do PSD durante mais de 20 anos, respondeu apenas que "o futuro exige ponderação e reflexão".

Hoje, o partido liderado por André Ventura confirmou também que o ex-secretário de Estado de Durão Barroso Henrique de Freitas será o primeiro nome da lista de candidatos a deputados por Portalegre.

De acordo com informação transmitida à Lusa por fonte oficial do Chega, o partido mantém os cabeças de lista por Aveiro, o deputado Jorge Galveias, por Leiria, o deputado Gabriel Mithá Ribeiro, por Bragança, José Pires, por Castelo Branco, João Ribeiro, por Vila Real, Manuela Tender, e pela Europa, José Dias Fernandes.

No círculo de Beja há uma mudança e a cabeça de lista será Diva Ribeiro.

André Ventura também já tinha indicado os cabeças de lista pela Madeira (Francisco Gomes, ex-PSD), pelos Açores (Miguel Arruda), pela Guarda (Nuno Simões de Melo, ex-dirigente da IL), pelo círculo Fora da Europa, António Maló de Abreu (ex-PSD), por Viana do Castelo, Eduardo Teixeira (ex-PSD), por Coimbra, António Pinto Pereira (ex-PSD) e por Viseu, João Tilly (primeiro eleito ao Conselho Nacional).

Já tinha sido também anunciado que o líder do partido, André Ventura, será o cabeça de lista por Lisboa, e os deputados Rita Matias por Setúbal, Pedro Frazão por Santarém, Rui Afonso pelo Porto, Filipe Melo por Braga e o líder parlamentar, Pedro Pinto, por Faro.

Rui Cristina chegou a ser anunciado como o quinto candidato na lista do PSD pelo distrito de Faro às legislativas antecipadas de 10 de março, encabeçada pelo vice-presidente social-democrata Miguel Pinto Luz, depois de ter sido o número dois nas eleições de 2022.

O deputado foi o segundo parlamentar do PSD a deixar o partido nas últimas semanas, depois de António Maló de Abreu, que também foi confirmado como candidato do Chega pelo círculo fora da Europa, após anteriormente ter recusado essa possibilidade.

 

Lusa